Sede Atelier1901 (Foto: Eduardo Macarios)

Concurso para estudantes de arquitetura destina-se à região Sul do país

A maratona criativa escolherá um projeto para compor a área comum de outro empreendimento da Linked, em Curitiba. As inscrições vão até 9 de novembro. Corra!

Uma maratona criativa para estudantes de Arquitetura e Urbanismo definirá o projeto de interiores de um dos ambientes da área comum do Linked Paiol II, mais um empreendimento Linked, em Curitiba. Realizado pelo Atelier 1901 – incubadora curitibana de arquitetos e urbanistas recém-formados -, o concurso para a seleção de projetos está aberto para estudantes do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, devidamente matriculados em instituições de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de novembro através do site atelier1901.com.br.

O concurso traz uma experiência que está atrelada ao nosso propósito, o de estimular a prática projetual de forma colaborativa e inovadora em estudantes e novos profissionais de arquitetura. A parceria com o Linked é uma etapa importante neste propósito”, avalia Ismael Gustavo Zanardini, idealizador do Atelier 1901, ao lado de Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio BaZa Arquitetura e Interiores, de Curitiba.

Um diferencial do concurso está na possibilidade de os inscritos não só entregarem um projeto para uma determinada área, mas proporem soluções de utilização deste espaço, a partir da análise do empreendimento como um todo e de informações como perfil de público, local de implementação, mobilidade urbana e outros aspectos da construção.

Realizado em duas etapas, o concurso inicia-se pela etapa de desenvolvimento de projetos no dia 11, com entrega das propostas até o próximo 19 de novembro, de forma individual ou colaborativa. Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais de arquitetura indicados pelo Linked, que selecionará até 12 propostas para a segunda fase. Os estudantes classificados para esta etapa participarão de um programa de mentorias para refinamento dos projetos. Para isso, receberão consultorias e workshops das empresas patrocinadoras e escritórios de referência em Curitiba.

A data final para as entregas dos projetos acontece em 1º de dezembro de 2020, com apresentação e escolha do projeto vencedor em 3 de dezembro através de evento ao vivo com transmissão pelas redes sociais do Atelier 1901 e do Linked. A proposta escolhida, além de ter o seu projeto executado pela construtora, receberá prêmio de R$ 3,5 mil – além de ter seu(s) autor(es) incubado(s) no Atelier 1901, presencial ou remotamente, por meio de capacitação técnica e mentorias no período de execução do projeto.

O concurso que definirá a melhor proposta de uso e personalização de interiores para a área comum do edifício Linked Paiol II é uma iniciativa do Atelier 1901 em parceria com o Linked, com o patrocínio das empresas Bigfer Acessórios para Móveis, Decorea, Hettich, Hidroforma, Ner Casa de Luz e Pine Smart Home, e mentoria dos escritórios curitibanos Studio Boscardin Corsi, Solo Arquitetos, Arquea, Talita Nogueira e do arquiteto paranaense radicado em São Paulo, Guilherme Torres.

O concurso aberto para estudantes de arquitetura é a primeira iniciativa para público externo do Atelier 1901. Para os próximos meses, a incubadora abrirá outro edital de concurso para a realização de intervenções em outro empreendimento de Curitiba. Poderão participar da nova iniciativa profissionais com até três anos de formados.

Todas as informações relativas ao concurso Maratona Criativa 1901 | Linked estão disponíveis no edital de inscrições, acessado pelo site atelier1901.com.br. Participe!