Concurso para estação antártica brasileira contabiliza 74 propostas

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) contabilizou o recebimento de 74 projetos que irão participar do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz. Promovido pela Marinha do Brasil, a competição que irá selecionar o projeto mais adequado para a reconstrução das instalações da estação científica brasileira na Antártica, encerrou o recebimento das propostas dia 2 de abril.

De acordo com o arquiteto Luiz Fernando Janot, que coordena o concurso, o resultado foi um sucesso. “Considerando que se trata de um concurso aberto à participação de arquitetos brasileiros associados a empresas estrangeiras, não há dúvida de que o concurso irá propiciar um maior intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diversos países, estimulando inovações tecnológicas na elaboração do projeto.”

O projeto será construído no mesmo local das edificações cuja demolição foi concluída dia 12 de janeiro pela Marinha: a Península Keller, no interior da Baia do Almirantado, Ilha Rei George, onde a Estação Comandante Ferraz começou a operar há 28 anos com a presença de profissionais de diferentes áreas, como oceanografia, meteorologia, biologia, geologia, química e arquitetura.

“A ideia é que a Estação brasileira na Antártica se torne uma referência, principalmente em relação aos aspectos de inovação tecnológica de projeto e dos sistemas como um todo”, afirma o presidente do IAB, arquiteto Sérgio Magalhães.