Veja o resultado do concurso para o centro de São José, SC

O arquiteto gaúcho Cássio Orlandi Sauer venceu a competição, focada na igreja Matriz e na Praça Hercílio Luz

Em parceria com a prefeitura de São José, o departamento de Santa Catarina do Instituto de Arquitetos do Brasil acaba de divulgar o vencedor do concurso nacional para requalificação urbana do Centro Histórico de São José.

O projeto vencedor tem autoria de Camila Thiesen (Metropolitano Arquitetos), Cássio Sauer e Elisa Martins (arquitetura pela rua), Diogo Valls (Valls) e Jaqueline Lessa, com colaboração de Ignacio de la Vega, Lucas Weinmann e Lucas Zimmer.

A proposta foi escolhida pela comissão julgadora por apresentar as melhores soluções para intervenções de sinalização, mobiliário urbano, pavimentação e equipamentos, que incentivassem “o convívio da comunidade com o mar, como espaço histórico de base luso-açoriano, a retomada do mercado público e outros pontos históricos”.

Realizada em duas etapas, a competição abrangeu o trecho entre a Praia Comprida e o acesso a Ponta de Baixo, com foco no núcleo central e arredores da Praça Hercílio Luz e Igreja Matriz.

Os três melhores trabalhos foram anunciados durante cerimônia oficial na prefeitura da cidade, premiando o trabalho vencedor com 40 mil reais. Já na segunda colocação, a arquiteta paulista Josiane Carolina Viana recebeu 20 mil reais, seguida pelo catarinense João Serraglio, em terceiro lugar, que ganhou 10 mil reais.

De acordo com o pronunciamento da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o segundo passo será a elaboração do projeto executivo para que se possa lançar a licitação da obra.

“Este é um projeto de longo prazo e vamos buscar recursos para conseguir transformar nosso Centro Histórico em uma área de convivência e um ponto turístico para o município”, completou.