Concurso de ideias busca por intervenções temporárias em obras de Lina Bo Bardi

Em homenagem à icônica figura da arquitetura brasileira, o 6º Prêmio {CURA} aborda trabalhos de Lina Bo Bardi e incita estudantes e jovens profissionais do setor a pensarem em curtas interferências que se relacionem diretamente com obras assinadas pela arquiteta. O lançamento oficial acontece em live no próximo 7 de julho, às 19h. Não perca!

Nos últimos meses em voga, nome e carreira de Lina Bo Bardi (1914-1992) têm aparecido em importantes eventos e publicações do setor arquitetônico. Na atual 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Lina recebeu o Leão de Ouro póstumo em honra a sua histórica atividade profissional – trajetória notadamente retratada pelo volume ‘Lina: Uma Biografia’, de Francesco Perrotta-Bosch, da Editora Todavia, lançamento do último mês de maio.

Sob a mesma premissa, o 6º Prêmio {CURA} homenageia a arquiteta e urbanista através da temática do concurso de ideias que busca por propostas de intervenção temporária em relação direta com obras de Lina. A fim de estimular a ampliação do debate, o edital é simples e torna cada escolha um critério de avaliação, abrindo-se à implantação em qualquer cidade do Brasil – desde que seja uma interferência em obra da arquiteta.

 

O 6º Prêmio {CURA} dá continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinham às discussões atuais da arquitetura, cidade e sociedade, buscando aprofundar-se na discussão sobre o Brasil atual”, informa o descritivo do certame.

 

Estão aptos para participar estudantes de arquitetura/design de interiores/artes plásticas, de qualquer ano, e/ou arquitetos/designers de interiores/artistas, brasileiros ou estrangeiros, que tenham obtido o diploma entre 2019 e 2021. As inscrições, por sua vez, podem ser individual ou em equipe – essas com a possibilidade de comporem-se por integrantes de faculdades distintas, e com no máximo 5 integrantes, incluindo, ou não, nomes de professores, orientadores e co-orientadores na ficha de inscrição.

Segundo o edital, os critérios de avaliação se baseiam em escolha do local de intervenção; leitura do território e justificativas; integração proposta entre intervenção e obra; interpretação da obra existente; sistema construtivo; qualidade da espacialidade proposta; e qualidade gráfica e clareza da apresentação.

Para não influenciar no desenvolvimento dos trabalhos por parte dos participantes, a divulgação dos integrantes da Comissão Julgadora aos poucos, através de lives/entrevistas para que possam contar sobre sua relação direta com Lina Bo Bardi. Buscando atender ao objetivo de homenagem especial à arquiteta, a Comissão será composta por pessoas que participaram diretamente na produção de sua obra, o que restringe as alternativas para o júri.

 

Importante alertar que no período em que Lina compunha suas equipes de trabalho, a sociedade não tinha algumas das preocupações que temos hoje. Atualmente, é de plena consciência a importância de compor equipes e comissões julgadoras com equidade de gênero. Apesar dos nossos esforços, nem todas as convidadas diretamente relacionadas com a produção de Lina puderam compor o júri”, acrescenta o descritivo.

 

Segundo os organizadores, o concurso tem caráter diferente de qualquer outra competição já organizada pela equipe. “Nossa intenção é fazer com que todo o processo – entrevistas e conversas com os nomes selecionados – fortaleça o objetivo de tornar o concurso algo que vai além do resultado e dos premiados”, finaliza.

Os trabalhos vencedores ganharão acesso vitalício ao curso Método CURA on-line, que engloba diversos softwares para o processo de montagem de boas apresentações – ou seja, o passe torna permanente o acesso às futuras atualizações e novidades desses programas. Caso os ganhadores já sejam estudantes CURA, poderá escolher algumas das oficinas. Também receberão uma edição do livro “Lina: Uma Biografia” de Francesco Perrotta-Bosch, além da publicação do trabalho em sites especializados, como no portal revista PROJETO.

O interessado terá acesso ao site do concurso a partir do próximo 7 de julho (quarta-feira), às 19h, dia em que acontece a live de lançamento oficial através do canal no YouTube do {CURA} – uma  aula aberta com a participação de Francesco Perrotta para comentar sobre seu livro -, assim como a divulgação de edital e abertura de inscrições. Abaixo está disponibilizado o calendário do 6º Prêmio {CURA}.

 

Calendário

7/7 Live especial do concurso, às 19h / Lançamento do Site / Edital / Abertura para inscrições
agosto a outubro Lives e entrevistas sobre Lina Bo Bardi com os jurados
1/11 Encerramento das inscrições
11/11 Entrega das propostas até às 23h59
5/12 Divulgação do Resultado (Aniversário de Lina)