© Divulgação

Concurso convida estudantes a repensarem espaços públicos mais duráveis

Promovido pela finlandesa LUNAWOOD, o certame procura instigar o redesenho de ambientes de livre acesso a partir da especificação obrigatória do LUNAWOOD Thermowood - revestimento reconhecido por tamanha durabilidade e adaptabilidade

O estudante de arquitetura e design, de qualquer nacionalidade, tem até o próximo 5 de abril para se inscrever no LUNAWOOD URBAN CHALLENGE 2021, concurso que tem como objetivo suscitar o redesenho de ambientes públicos a partir de premissas projetuais que envolvam durabilidade, resistência e práticas de sustentabilidade.

Promovido pela finlandesa LUNAWOOD – e incentivado, no Brasil, pela Neobambu, representante exclusiva e oficial da marca -, o certame estabelece a especificação obrigatória de um de seus materiais de catálogo, o LUNAWOOD Thermowood, como estratégia de divulgação internacional e de fomento às diversas possibilidades do uso da madeira como recurso construtivo apto à criação de ambientes duráveis, sustentáveis e responsáveis em termos ambientais.

Os espaços urbanos ganharam novos significados, não apenas por conta da valorização das cidades inteligentes e sustentáveis, mas principalmente por significarem integração com o ser. Agora, imagine ter, nesses espaços, materiais renováveis e ao mesmo tempo duráveis? Com LUNAWOOD – referência mundial em acabamentos de madeiras naturais termo modificadas – é possível”, afirma o descritivo.

Para participar dessa que já é a segunda edição do concurso, o estudante precisa escolher um espaço urbano existente para redesenhar, adotando as possibilidades de aplicação oferecidas pelo LUNAWOOD Thermowood. Os participantes têm liberdade criativa projetual, e podem ainda escolher qualquer estrutura pública existente, edifício, espaço ou interior como ponto de partida para a visualização do material – a ser inserido nas imagens segundo os modelos disponibilizados em programas de renderização (recomenda-se objetos BIM 3D LUNAWOOD ou arquivos IFC).

Os trabalhos serão avaliados pelo júri: Simon Speigner (SPS Architects, Austria); Andre Eksteen (Earthworld Architects, África do Sul); Tapio Anttila (Tapio Anttila Design, Finlândia); María Sánchez Ontín (The Cambium Design, Espanha); e Maija Masalin, Vice-presidente de Marketing e Gestão de Produtos LUNAWOOD (Finlândia).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo  lunawood.com/luwoodurbanchallenge, e os trabalhos submetidos nas categorias: Landscape, Arquitetura ou Interiores, de acordo com o procedimento:

  1. Inscreva-se no concurso o mais tardar até 5 de abril de 2021 – a participação é gratuita para todos os estudantes de arquitetura e design.
  2. Tire uma foto da estrutura não renovável, edifício, espaço aberto ou interior em sua condição original.
  3. Baixe os materiais de design digital da biblioteca de ferramentas de design da LUNAWOOD (imagens de renderização e, opcionalmente, modelos ArchiCAD / Revit / IFC). Comece sua transformação visual usando as imagens de renderização, mantendo as regras de formatação. O uso de objetos 3D BIM ou modelos IFC é recomendado, mas não obrigatório.
  4. Envie a imagem do “ANTES” junto com sua proposta de design, incluindo uma breve descrição da proposta, até 20 de abril de 2021. Os vencedores serão anunciados em 18 de maio de 2021.

* Para baixar as imagens dos produtos, basta acessar o site da LUNAWOOD.

Premiação

A cada categoria está destinada a recompensa de 5 mil euros, totalizando o montante de 15 mil euros para a presente edição do certame. Caso o vencedor seja uma equipe, o prêmio em dinheiro é entregue ao líder, que será responsável por distribui-lo.

Vale pontuar que os prêmios do LUNAWOOD URBAN CHALLENGE são rendimentos tributáveis para o destinatário, de acordo com a legislação tributária da respectiva jurisdição. O destinatário permanece responsável por todos os impostos e pagamentos semelhantes que possam ser exigidos e por quaisquer relatórios fiscais ou outras declarações relacionadas aos prêmios que a legislação tributária aplicável localmente possa exigir. A LUNAWOOD não se compromete a reter ou relatar quaisquer impostos não finlandeses.

Cronograma

18.1 Abertura de inscrições

14.2 Abertura de submissão de trabalhos

5.4 Prazo para inscrição

20.4 Prazo para submissão de trabalhos

18.5 Anúncio dos vencedores

 

 

Sobre Neobambu

Fundada em 2006, a empresa nasceu propondo alternativas sustentáveis para materiais naturais. Durante 14 anos a empresa trabalha para unir diversas dessas fontes em um único portfólio. Hoje, posicionada como uma curadoria de produtos mundiais, possui duas marcas próprias – NEOBAMBU e WOODPARQUET- e três representadas – PARKY, TIMBERTECH e LUNAWOOD. Todas em sinergia com o seu DNA que é trazer de cada continente o maior potencial em material natural que una tecnologia, design, garantia e baixo impacto ao meio ambiente.