Foto: John Bartelstone / Reprodução edc.nyc/project

Concurso busca por propostas de moradias populares para Nova Iorque

Encabeçado pelo Departamento de Preservação e Desenvolvimento de Moradias (HPD) da cidade, o objetivo é oferecer oportunidades de habitação a preços acessíveis na costa norte de Staten Island, recuperando a área em desuso

Até o próximo 23 de março, o Departamento de Preservação e Desenvolvimento de Moradias (HPD) de Nova Iorque está aberto ao recebimento de propostas que contemplem a inserção de habitações populares em Stapleton, localizado na costa norte de Staten Island. O objetivo é ativar a propriedade de aproximadamente 10 mil metros quadrados com moradias, espaços de convivência comunitários e outras estratégias para promoção de uso misto no local.

De acordo com o chamamento (Request for Proposals – RFP), o HPD busca por planos que envolvam projeto, financiamento, construção e operação não somente da área destinada à habitação, como também dos demais espaços carentes de novas instalações.

 

 

Sabe-se que o lote, nomeado Stapleton A, encontra-se atualmente sem uso e integra a região onde opera o grande plano de reestruturação para o New Stapleton Waterfront District, local ocupado por uma base naval desativada desde a década de 1980 com aproximadamente 140 mil metros quadrados. A requalificação da área já está em andamento (primeira fase) segundo a supervisão da Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York (EDC) e o planejamento do novo bairro de uso misto inclui as tais residências, comércio e espaços abertos, além de significativas melhorias de infraestrutura, como reconstrução de vias, ciclovias, percursos de pedestres e conexões entre modais de transporte.

A criação de novas moradias populares em bairros como Stapleton, duramente atingidos pelo Covid-19, será um importante passo para a recuperação da cidade. Como parte do Plano de Bairro do Corredor de Bay Street [Bay Street Corridor Neighborhood Plan], trabalhamos lado a lado com os residentes e o EDC para conceber novas moradias de alta qualidade a preços acessíveis, com melhorias em espaços verdes e importantes instalações do bairro”, pontuou Louise Carroll, Comissária do HPD.

Contexto da área para o Plano de Bairro do Corredor de Bay Street | Imagem: Reprodução nyc.gov/site/planning

 

O Departamento afirma ainda encorajar empresas que sejam lideradas por minorias e mulheres (Women-Owned Business Enterprises – M / WBE), bem como organizações sem fins lucrativos. De acordo com o novo requisito de propriedade equitativa da cidade, as equipes de desenvolvimento devem incluir um M / WBE ou uma organização sem fins lucrativos que deterá pelo menos 25% do controle acionário do projeto, dando direito a minimamente 25% dos benefícios econômicos totais do projeto. Em complemento, o HPD sugere a consulta ao New Stapleton Waterfront Site A – Visioning Workshop Series Report & Findings, um relatório que compila prioridades e metas a serem atingidas a partir do novo projeto.

Mais em

Inscrições

Adendo 1

Dúvidas e contato pelo e-mail [email protected]