Coletivo mexicano exalta mulheres na arquitetura mundial

A ação entrevistou 16 arquitetas procurando saber quais são as personalidades femininas do ramo que as inspiram. Confira!

O coletivo mexicano Landa Suberville, sediado em Monterrey, no México, questionou 16 arquitetas acerca das figuras femininas mundiais do setor que as inspiram. O resultado foi a composição de oito cartazes com mais de 170 arquitetas de diversos países e tempos históricos. Dentre elas, quatro brasileiras são lembradas: Lota de Macedo Soares (1910-1967), Lina Bo Bardi (1914-1992), Carla Juaçaba (1970) e Paula Zasnicoff (1976).

Os quadros esboçam um panorama alternativo da arquitetura, manifestando diferentes maneiras de desenhar, construir, investigar e habitar o espaço. As arquitetas da série são apenas uma sucinta mostra das milhares profissionais que vem dando forma ao campo durante os últimos 200 anos. Ainda, em homenagem às personalidades femininas que foram ocultadas na história da arquitetura e do urbanismo, o coletivo faz menção através de quadros brancos dispostos em meio aos retratos das figuras. Confira!

 

Arquitetas entrevistadas

Ana Rebeca Mata Ureño
Carolina Segura Ruiz
Daniela Garza Mayagoitia
Diana Rodríguez Ortiz
Edna Garza Tijerina
Jarenny Tovar Rodríguez y
Lorena Darquea Schettini
Mercedes Landa Quintanilla
Miriam Torres Marcos
Natalia Gálvez
Nuria Benítez Gómez
Pamela Martínez
Sharlinee Ceniceros Toscano
Sofía Arévalo
Verónica Pozas García
Ximena de Villafranca

Investigação, edição e desenho

Ana Rebeca Mata Ureño
Mónica Suberville Rodríguez
Agustín Landa Ruiloba
Pablo Landa Ruiloba
Raúl Peña Pereyra