Calçadões cariocas ganham códigos digitais que divulgam história e atrações

Imagine caminhar por uma região desconhecida do Rio de Janeiro e, com alguns poucos toques no celular, saber mais sobre sua história e seus principais pontos turísticos. Essa cena está prestes a acontecer graças a uma iniciativa da prefeitura local, que está espalhando pelos calçadões cariocas um recurso que promete ampliar o acesso às atrações da cidade.

Com as mesmas pedras de mosaico português que caracterizam o calçamento, a prefeitura está inserindo QR codes que permitem aos usuários de smartphones e tablets receber informações sobre o local. Para acessá-los, o usuário só precisa ter um aplicativo que reconheça o código e o redirecione para o site onde estão as informações.

Por enquanto, somente dois QR codes foram instalados no calçadão da praia do Arpoador, mas a prefeitura pretende instalar mais de 30 códigos em pontos turísticos como o Jardim Botânico e os Arcos da Lapa, além das praias.

Além de saber a origem do nome da região e detalhes de sua história, o usuário ficará sabendo das principais informações turísticas da região, além de atrações culturais e gastronômicas.