(Foto: Estúdio Cria)

Cité Arquitetura é reconhecida em premiações internacionais

O retrofit do centro comercial Miguel Couto (RJ) é o único latino-americano a integrar a shortlist do Prêmio Internacional Domus de Restauração Arquitetônica. Mais dois empreendimentos assinados pelo escritório conquistam a premiação anual da revista Build

Cité Arquitetura no VII Prêmio Domus de Restauração e Conservação

Concebido e promovido pela empresa Fassa Bortolo e Universidade de Ferrara (ITA), o VII Prêmio Domus de Restauração e Conservação divulgou recentemente o resultado da disputa que, nesta última edição, contempla 24 propostas ao redor do mundo, incluindo o projeto de restauro para o empreendimento comercial Miguel Couto, no Rio de Janeiro, desenvolvido pela Cité Arquitetura.

Acirrado, o panorama dos projetos participantes da seleção se estendeu a praticamente todos os continentes com 78 contribuições de países europeus e não europeus para disputar dentre as categorias Medalha de Ouro EXAEQUO, Medalha de Prata EXAEQUO, Medalha de Bronze EXAEQUO e Prêmio Especial Fassa Bortolo – além dessas, a disputa também oferece Menções Honrosas e compõe uma Shortlist com projetos relevantes ao setor.

Ao lado de mais sete propostas europeias e asiáticas, o projeto brasileiro integra a Shortilist da edição com o retrofit deste conjunto de sobrados adjacentes, construídos originalmente nos séculos XIX e XX: “Estamos felizes em integrar a Shortilist desta premiação. Entendemos que, receber tal reconhecimento, sobretudo em meio a uma pandemia, torna ainda mais surpreendente (…). Lembro que o projeto do centro comercial Miguel Couto também conquistou Menção Honrosa no Prêmio AsBEA de Arquitetura, em 2018”, pontua Celso Rayol, sócio fundador da Cité, junto a Fernando Costa.

Anualmente a competição alterna seu nicho de inscrições – ora com seção reservada para área acadêmica (teses de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-graduação), ora dedicada a trabalhos desenvolvidos por profissionais (como neste ano) – e integrar a lista de premiados representa um importante reconhecimento a nível internacional, uma vez considerada como um dos principais pontos de encontro no campo da restauração, reconstrução e recuperação arquitetônica e paisagística.

 

Cité Arquitetura na Revista Build – Awards 2020

Além de integrar a Shortlist do Prêmio Domus de Restauração e Conservação, em 2020 a Cité Arquitetura é vencedora da premiação anual organizada pela revista Build, na categoria Edifícios Residenciais, com dois lançamentos do escritório, os empreendimentos Highlight e Spotlight. De uso misto, ambos os projetos são para a Zona Sul do Rio de Janeiro e possuem como principal conceito promover interação com a cidade.

“Mais do que para ganhar prêmios, é uma postura de respeito com a cidade, com a sociedade e com o que acreditamos ser uma boa prática na nossa área. Os prêmios são consequências e reconhecimento deste cuidado”, complementa Rayol.