Ciclo de palestras do IAB e CAU discute políticas urbanas no Brasil

O urbanista italiano Bernardo Secchi e o escritor indiano Suketu Mehta encabeçam a lista de profissionais que participam do primeiro ciclo de palestras Q+50, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) com o intuito de discutir as políticas urbanas brasileiras.

Com o tema “Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis”, o encontro acontece entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março no Rio de Janeiro, mas o ciclo Q+50 será realizado, ao longo do ano, em outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Amazonas, além do Distrito Federal.

Está confirmada a presença da socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, das arquitetas Margareth Pereira (RJ), Angela Gordilho Souza (BA) e Elisabete França (SP), do arquiteto Jorge Guilherme Francisconi (DF), do físico Luis Alberto Oliveira e do economista Mauro Osório.

Entre os assuntos abordados nas mesas redondas estão “Democracia e cidade: serviços públicos, infraestrutura, moradia, saneamento”, “Ethos urbano e urbanidade: espaços públicos e coletivos, regionalidades espaciais e culturais, cultura urbana, ecologia” e “Movimentos urbanos e oportunidades: parcicipação social, novos atores sociais, planejamento participativo”.

O nome Q+50 comemora os 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha.

Inscrições e mais informações: http://www.iabrj.org.br

Seminário de Política Urbana | Quitandinha+50
Local: sede do IAB-RJ
Data: de 27 de fevereiro a 1º de março
Endereço: Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo – Rio de Janeiro