© Uirá Fornaciari

Ciclo de debates ‘O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações’

A abertura será no próximo 5 de agosto, às 17h, e contará com a apresentação do projeto arquitetônico da nova sede do Museu, na Barra Tijuca, através de visita virtual. Na ocasião, também será anunciada a data de inauguração da nova sede

O Museu do Pontal realiza o ciclo de debates on-line ‘O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações’, com abertura na próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 17h, abrindo a programação prévia de inauguração da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca.

O seminário ocorrerá em ciclos periódicos, para abordar temas como projetos arquitetônico, paisagístico, curatorial e de gestão, além da importância das parcerias, redes colaborativas e diálogos e inspirações a partir de pessoas, projetos e instituições “que apontaram caminhos e nos fizeram acreditar que este era um sonho possível”, comentam Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani.

Na ocasião será explanado o projeto arquitetônico do Museu do Pontal, com a participação de Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso, do premiado escritório Arquitetos Associados, responsáveis pela nova sede do Museu. Além de percorrerem o espaço através de uma visita virtual, estarão presentes o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Hugo Barreto, do Instituto Cultural Vale, Eduardo Saron, do Itaú Cultural, Luciane Gorgulho, do BNDES, Edmar Costa Pinto e apoiadores do Museu do Pontal. Estarão também Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani, diretores do Museu.

 

 

“Esses encontros surgem do desejo de dialogar com os que apoiaram e inspiraram a realização do projeto. A abertura da nova sede do Museu do Pontal enfim colocou a salvo seu acervo de mais de nove mil obras de arte popular brasileira. A reversão da trajetória de quase dez anos sobrevivendo, só foi concretizada graças ao engajamento de tantas pessoas e instituições, que acreditaram no trabalho realizado pelo Museu do Pontal de seguir contribuindo para que essa e próximas gerações valorizem a diversidade e legitimem os patrimônios culturais brasileiros”, destacam Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani.

Como parte integrante da programação paralela do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), o evento será transmitido via plataforma Zoeplay, mediante inscrições gratuitas feitas pelo link.

 

Ciclo de debates ‘O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações’
Data
5 de agosto de 2021, às 17h
Local transmissão via Zoeplay
Inscrições gratuitas através do link
Acompanhe www.museucasadopontal.com.br | @museucasadopontal (Instagram) | www.youtube.com/museucasadopontaloficial | @museucasadopontaloficial (Facebook)