Um novo empreendimento na China promete inaugurar uma nova fase para os arranha-céus: o Guangzhou CTF Financial Center, de 111 andares que, terá os elevadores mais rápidos do mundo.
Previsto para ser inaugurado em 2016, o edifício contará com 530 metros de altura e irá abrigar espaços residenciais e comerciais, além de hotel. Além disso, será o edifício mais alto da região.
E para se locomover entre toda sua altura, o Guangzhou contará com 95 elevadores, sendo que dois deles serão ultrarrápidos. Projetados e construídos pela empresa japonesa Hitachi, as máquinas atingirão velocidade de até 72 km/h, sendo capazes de subir do primeiro ao 95º andar em 43 segundos.
Com isso, quebrarão o recorde do Taipei 101 – edifício de 509 metros em Taiwan – que transporta passageiros na velocidade de pouco mais de 60 km/h. Nele, os elevadores fazem o percurso entre o 5º e o 89º andar em 37 segundos.
Buscando prevenir acidentes, os elevadores contarão com um equipamento que utiliza materiais de frenagem com resistência ao calor extremo, fazendo com que a caixa pare com segurança apesar da alta velocidade, mesmo em situações de emergência.
Em relação ao desconforto dos passageiros, os elevadores contarão com tecnologia que previne a vibração lateral e reduz a sensação de entupimento do ouvido causada pelas diferenças de pressão do ar.
Além disso, eles terão rolos de guia que detectarão uma possível deformação nas calhas e, ainda, a vibração resultante da pressão do vento, evitando que a experiência revire o estômago dos passageiros.