(Foto: divulgação IAB-SP)

Chega à loja do IAB-SP o croqui da FAU USP desenhado por Artigas

Em edição limitada, a gravura representa o corte transversal do prédio da instituição e é veiculado pela parceria entre o IAB-SP e o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas (IVVA)

Neste mês de novembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo lança em sua loja virtual a reconhecida gravura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), desenhada por João Vilanova Artigas, arquiteto autor do projeto ao lado de Carlos Cascaldi.

Com início em 1961, a proposta teve obra concluída após oito anos, em 1969, e este é um dos reconhecidos croquis, elaborado em 1980, para representar o corte transversal do prédio e integrar uma pequena exposição da qual Artigas foi curador, com seleção de cerca de 30 obras que o próprio arquiteto também utilizava para ilustrar suas apresentações e palestras. O desenho do “cuore” da FAU USP destaca o ritmo das rampas, ao fundo do pátio central, o “salão caramelo”.

A gravura é chancelada, numerada e impressa em edição limitada pela parceria entre o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas (IVVA) e o IAB-SP, que concede 30% de desconto para os associados com anuidade de 2020 através do código “iabsp+artigas”, válido até o próximo 30 de novembro.

 

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) – Vilanova Artigas
Autoria
Vilanova Artigas
Croqui do projeto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (SP)
Ano do projeto 1961
Período de obra 1966-1969
Ano do desenho 1980
Valor R$ 500,00
Dimensões 50 X 35 cm
Matriz Caneta nanquim sobre papel vegetal
Impressão Papel Hahnemüehle Museum Etching 350g
Saiba mais loja.iabsp.org.br

Sobre o IAB-SP

O IAB-SP é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1943, que se dedica a fomentar e promover a cultura arquitetônica e urbanística, através, mas não só, de diversas atividades cultuais abertas ao público, como palestras, debates, seminários, cursos, oficinas, projeção de filmes, exposições, concursos e premiações, além da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

A Loja IAB-SP é uma plataforma digital para disponibilizar produtos do Instituto e de parceiros. A proposta é disponibilizar produções artísticas que dialoguem com a história e universo simbólico do IAB-SP, bem como o campo ampliado da Arquitetura e Urbanismo, por meio de gravuras, ilustrações, objetos, catálogos, móveis, vestuário e publicações. Com todos os recursos financeiros oriundos destinados à viabilização de atividades culturais promovidas pela entidade.