(Imagem: Divulgação)
O IABsp realiza mais uma edição do Prêmio de arquitetura e urbanismo da cidade de São Paulo. Com inscrições abertas até 17 de novembro deste ano, é livre a candidatura de profissionais, associados ou não, estudantes do nicho arquitetônico e cujo autor coordenador técnico seja arquiteto(a).
O objetivo da iniciativa é identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos, de modo a reconhecer as propostas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento de técnica, conhecimento e ambiente construído em diálogo com natureza, sociedade, economia e cultura.
O modelo proposto, neste ano, será o de celebrar obras referenciais para cada categoria e destacar aquelas que apresentem qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, capacidade transformadora constituídas de argumentos, teses, valores e princípios propostos. Portanto, cada categoria receberá a indicação de obras que se destacaram na produção arquitetônica e urbanística recente, implicando a não obrigatoriedade de indicação para determinada categoria se o júri assim não o achar.
Poderão ser destacadas até cinco propostas em cada categoria: Edificações – residencial unifamiliar; residencial multifamiliar e uso misto; habitação de interesse social; comercial e industrial; cultural e institucional; restauro e requalificação; arquitetura de interiores -, Urbanismo – desenho urbano e arquitetura da paisagem; planejamento urbano -, Ativismo Urbano, Arquitetura Efêmera, Materialidades – estrutura mista; estrutura em madeira -, Publicação de Arquitetura e Urbanismo, Fotografia de Arquitetura e Cidade, Plataformas e suportes tecnológicos, e Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
É importante destacar que os selecionados nas categorias Edificações – residencial unifamiliar; residencial multifamiliar e uso misto; habitação de interesse social; comercial e industrial; cultural e institucional; restauro e requalificação; arquitetura de interiores – e Urbanismo – desenho urbano e arquitetura da paisagem; planejamento urbano – serão os representantes brasileiros do Prêmio Oscar Niemeyer, organizado pela Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), em conjunto com a Fundação Oscar Niemeyer. A premiação fará parte das atividades do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 Rio, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em meados do próximo ano.
O anúncio da composição do júri acontecerá no próximo dia 30 de outubro e a cerimônia de premiação em 29 de novembro desse ano, no vão livre da Praça das Artes, no centro de São Paulo.
Acesse o Edital do Prêmio IABsp 2019. Mais informações no site oficial do IABsp.