Centro português exibe Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha

Exposição em homenagem ao arquiteto brasileiro é inaugurada na Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal

 

De par com a mostra “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, nesta sexta-feira, 28 de setembro, a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, inaugura a exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”.

Com curadoria de Nuno Sampaio, Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, ela aborda dois projetos residenciais e unifamiliares do arquiteto brasileiro, vencedor do Prêmio Pritzker em 2006: a Casa Gerassi, em São Paulo, e a Casa da Rua do Quelhas, em Lisboa, que foi desenhada em coautoria com Inês Lobo. 

Além das maquetes, criadas especialmente para a exposição, estão expostos registros fotográficos e audiovisuais das duas habitações, desde suas construções. Construídas com 30 anos de intervalo entre si, as duas casas são um convite a visitar o círculo habitualmente reservado das habitações familiares e conhecer o modo como o arquiteto “valoriza o encontro, a partilha e a socialização da família”, segundo Nuno Sampaio.

A mostra estará em cartaz até 10 de fevereiro de 2019. Paulo Mendes da Rocha receberá o título de Sócio Honorário da CA em cerimônia que será realizada no dia 30 de setembro.

Duas Casas de Paulos Mendes da Rocha
Local Casa da Arquitectura (CA)
Endereço Avenida Menéres, 456 – Matosinhos, Portugal
Data 28 de setembro a 10 de fevereiro de 2019
Mais informações e eventos da programação paralela no site da Casa da Arquitectura