Uma loja em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu 107 de um máximo de 110 pontos outorgardos pela certificação internacional LEED, o que a posiciona como o edificio mais sustentáveis do mundo. Chamado The Change Initiative (TCI), o centro comercial tem quatro mil metros quadrados e vende justamente produtos e soluções de projeto ecoeficientes.
O título, portanto, vale apenas se considerados os critérios aplicados pelo LEED, que é o selo de sustentabilidade norte-americano, mas o edifício conta com uma lista de estratégias que inclui 26 itens como painéis solares que garantem 40% da energia consumida, pintura refletiva, isolamento térmico e acústico, reuso de água e materiais recicláveis.
“A maioria das pessoas pensa que Dubai não pode ser sustentável ou é menos sustentável que outras cidades, mas comprovamos que Dubai pode construir não apenas o edifício mais alto, mas também o mais sustentável”, opina Gundeep Singh, CEO da The Change Initiative, que deverá abrir até 2015 mais de 25 filiais em outras partes do mundo.