Centenário de Vilanova Artigas busca patronos para 2015

Exposições, compilação de obras e um documentário celebrarão o centenário do arquiteto brutalista

Ícone do movimento brutalista, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas completaria 100 anos no dia 23 de junho de 2015. Os preparativos para a celebração do centenário já estão em andamento, sob a coordenação da filha do modernista, a historiadora Rosa Artigas, que aposta em um programa de patronos para viabilizar a iniciativa.

Batizado de “Artigas 100 anos”, o projeto busca colaboradores e patrocinadores para financiar os eventos que serão realizados ao longo do próximo ano. Pessoas físicas podem contribuir com quantias que variam de 200 a 20 mil reais, recebendo como permuta os produtos do centenário – um livro e um documentário sobre a vida, obra e legado do arquiteto.

Projetos, croquis, pranchas e fotos pessoais serão apresentadas em uma exposição, promovida pelo Itaú Cultural, que propõe revelar e enfatizar a relação entre os lados artístico e humano de um dos mais importantes representantes da Escola Paulista.

Artigas anteviu a arquitetura e o urbanismo como ferramentas indispensáveis para a transformação da realidade das cidades brasileiras. Seu legado vanguardista não só permanece atual, como está mais efervescente do que nunca”, afirma a organização do centenário.

Para participar como patrono, entre em contato pelo email [email protected]