Mercado de Arquitetura e Urbanismo cresce 5% no primeiro semestre de 2018

Segundo estudo do CAU/BR, no primeiro semestre deste ano, o ritmo de crescimento dos serviços prestados pelos profissionais da área foi de 5% quando comparado ao mesmo período de 2017

O mercado de atividades realizadas por arquitetos e urbanistas está em ascensão, de acordo com o censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O documento revela que, nos primeiros seis meses de 2018, foram registrados 5% a mais de serviços prestados pela área em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 734.000 atividades.

Tal crescimento, segundo o estudo divulgado na última sexta-feira, 10 de agosto,  acontece em quase todo o Brasil. Das 27 unidades da federação, 25 registraram crescimento, oito delas com taxas acima de 10%, com destaque para: São Paulo (12%); Acre (32%); Sergipe (26%); Rondônia (24%). Os estados onde houve maior aumento da demanda foram: Acre (32%), Sergipe (26%), Rondônia (24%), Distrito Federal (13%) e Pernambuco (12,5%).

Ao considerar apenas o mercado de reformas, os dados revelam crescimento de 15%. De acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo – também publicado pelo CAU/BR -, o ano de 2017 já havia registrado expansão de 2,5% nas atividades do setor, após caimento de 10% em 2016. Os índices revelam que tal crescimento tende a ser gradativo.

Na área de reformas, 25 unidades da federação apresentaram crescimento superior a 10% e uma das razões para isso é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014, que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista antes de começar qualquer obra.

O conselho também ressalta a importância de conscientizar a população do país sobre as vantagens da contratação de arquitetos urbanistas tanto em obras de reforma, quanto de construção, pois os serviços desses profissionais resultam em uma série de vantagens aos clientes, como: economia, segurança, planejamento, conforto, valorização do imóvel.

Nos meses de abril e maio, o CAU/BR contribuiu para tal conscientização e lançou o programa Arquitetura para a Vida – veiculado às segundas, quartas e sextas-feiras na Rádio CBN – que alcançou 242 mil pessoas por dia. Em dezembro e janeiro, promoveu a campanha “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto e Urbanista”, com veiculações em TV, Imprensa, Rádio e Internet, alcançando mais de 122 milhões de pessoas em todo o país.

Ainda neste ano, fará novos programas de rádio e filmes para a TV, com a finalidade de tornar os serviços de Arquitetura e Urbanismo cada vez mais acessíveis à população brasileira. Além disso, para facilitar a aproximação da sociedade com os profissionais, o CAU/BR criou o serviço de busca “Ache um Arquiteto e Urbanista”, que disponibiliza informações gratuitas sobre arquitetos e urbanistas registrados no CAU, fazendo com que esses tenham um espaço virtual para divulgarem seus trabalhos com fotos, minicurrículo e informações de contato.

Leia mais: CAU/BR: Mercado de reformas cresce 13% em 2017