Catherine Otondo, presidente do CAU/SP, recebendo o Prêmio Lucio Costa 2022 no Congresso Nacional, DF (Foto: Divulgação CAU/BR)

CAU/SP vence prêmio Lucio Costa por ações de ATHIS

Concedido pela Câmara dos Deputados, as ações de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foram reconhecidas na categoria destinada às entidades que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras

Durante cerimônia ocorrida neste mês de novembro, no Congresso Nacional, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) foi congratulado pelo Prêmio Lucio Costa 2022, uma concessão da Câmara dos Deputados. Ações de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foram reconhecidas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), a partir da indicação do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O CAU/SP foi, assim, o vencedor da área de ‘Habitação’, na categoria destinada às entidades que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, recebeu o prêmio que formalmente reproduz o projeto urbanístico do Plano Piloto de Brasília, entregue pelos deputados Celso Maldaner (MDB-SC), Joseildo Ramos (PT-BA) e José Ricardo (PT-AM).

Nós arquitetos e urbanistas queremos estar na base da sociedade, juntos, construindo o lugar da vida melhor para todos”, afirmou Catherine, destacando que o CAU/SP investiu mais de R$ 7 milhões em ações de ATHIS nos últimos dois anos.

 

Troféu do Prêmio Lucio Costa reproduz o Plano Piloto de Brasília (Foto: Divulgação CAU/BR)

 

Nós não temos a oportunidade de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que construíram uma cidade do zero. As cidades já estão feitas. Mas elas não foram feitas com dignidade, tampouco para todos. Por isso precisamos de ferramentas técnicas para ajustá-las, e a ATHIS é uma ferramenta preciosa”, declarou Otondo.

 

Por meio de editais de fomento, o CAU/SP patrocina iniciativas de arquitetos e urbanistas em várias frentes: Projetos de ATHIS, Residência Técnica em ATHIS, promoção de ATHIS no setor público e interface com o patrimônio cultural.

 

Da esquerda para a direita, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo (Foto: Divulgação CAU/BR)

 

Gostaríamos que os arquitetos e urbanistas atuassem junto ao Sistema Único de Saúde. Uma criança que está com tuberculose ou pneumonia, às vezes é por causa de um problema na casa: uma janela mal colocada, falta de ventilação cruzada, etc.”, afirmou Catherine.

 

Existem ainda guias direcionadas aos gestores públicos e prefeitos, de forma a tornar a ATHIS uma política pública efetivamente implementada, conforme prevê a Lei 11.888/2008. Confira as ações de ATHIS do CAU/SP.

Quando recebeu o prêmio, Catherine Otondo agradeceu à presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, também presente no evento. Elas fizeram parte de um grupo de 158 arquitetas e urbanistas que compuseram uma chapa exclusivamente de mulheres para vencer as Eleições do CAU em São Paulo, no ano de 2020 [Saiba mais na PROJETO – ‘Eleições CAU/2020: mulheres avançam em representatividade na próxima gestão’]. Também estavam presentes as conselheiras do CAU/SP Renata Sunega, Andreia Ortolani e Fernanda Querido; os presidentes do CAU/DF, Mônica Blanco, do CAU/BA, Neilton Dórea e do CAU/MS, João Augusto Soares. Prestigiaram a cerimônia ainda a vice-presidente, Daniela Sarmento, e dos conselheiros do CAU Brasil: Camila Leal (PB), Maíra Rocha (RJ), Alice Rosas (PA), Nílton Lima (GO), Ricardo Mascarello (SE), Eduardo Fajardo (MG), Rubens de Camillo (MS) e Valter Caldana (IES).

Nós não temos a oportunidade de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que construíram uma cidade do zero. As cidades já estão feitas. Mas elas não foram feitas com dignidade, tampouco para todos. Por isso precisamos de ferramentas técnicas para ajustá-las, e a ATHIS é uma ferramenta preciosa”, declarou Otondo.

 

Conselheiros do CAU Brasil e do CAU/SP comemoram o prêmio (Foto: Divulgação CAU/BR)

 

O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2022 contemplou três entidades e três personalidades que desenvolvem trabalhos de impacto positivo na vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. Lançado em 2015, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília. Confira os demais vencedores:

Categoria Entidades

  • JC Decaux, indicada na categoria Mobilidade pelo deputado Celso Maldaner;
  • Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), indicado na categoria Saneamento pelos deputados Joseildo Ramos, Alexandre Padilha e José Ricardo; e
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), indicado na categoria Habitação pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

 

Categoria Personalidades

  • o ex-ministro de Infraestrutura e governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, indicado na categoria Mobilidade pela deputada Carla Zambelli (PL-SP);
  • o coordenador-geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, Marcos Helano Fernandes Montenegro, indicado na categoria Saneamento pelos deputados Joseildo Ramos (PT-BA), Alexandre Padilha (PT-SP) e José Ricardo (PT-AM); e
  • o ex-prefeito de Curitibanos (SC) José Antônio Guidi (Dudão), indicado na categoria Habitação pelo deputado Celso Maldaner (MDB-SC).

 

Nota publicada originalmente no portal oficial do CAU Brasil.