MMBB Arquitetos e H+F Arquitetos: Jardim Edite, São Paulo © Nelson Kon

CAU/SP lança série de vídeos com convidados do 27º Congresso Internacional

O compilado traz depoimentos de arquitetos e urbanistas nacionais e palestrantes no UIA2021RIO, a realizar-se no próximo mês de julho, e falam acerca do exercício profissional sob a perspectiva dos eixos temáticos que pautam o evento

A partir desta semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) vai disponibilizar em seu canal no YouTube uma série de apresentações em vídeo sobre o exercício profissional em Arquitetura e Urbanismo considerando os eixos temáticos do 27º Congresso Internacional de Arquitetura e Urbanismo (UIA2021RIO), previsto para se realizar integralmente on-line entre 18 e 22 de julho deste ano.

A sequência, fruto de organização pela então Comissão Temporária de Acompanhamento e Proposições para o Congresso UIA 2020-21 do CAU/SP – que encerrou suas atividades no último mês de dezembro -, reúne depoimentos de arquitetos e urbanistas palestrantes no evento. As apresentações foram realizadas remotamente e expõem a atuação ocupacional dos convidados com ênfase nos principais vieses de discussão do Congresso – a saber: Fragilidades e Desigualdades; Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Transitoriedades e Fluxos; e ‘Todos mundos, um só mundo’.

A apresentação da arquiteta e urbanista Adriana Levisky, do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, será o primeiro vídeo da série. Em sua palestra, a arquiteta discute instrumentos, estratégias e oportunidades em projetos urbanos referente à articulação e atuação com sociedade civil, agentes públicos e privados.

As demais apresentações, por sua vez, aprofundam o debate sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e possíveis soluções para o problema da moradia no Brasil. Os arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre, do escritório Boldarini Arquitetos Associados, falam de suas experiências nos trabalhos realizados nas comunidades Cantinho do Céu, no Grajaú, e no projeto Corruíras, no bairro Jabaquara, região Sul de São Paulo.

 

 

Já a arquiteta e urbanista Fernanda Barbara discorre sobre projetos residenciais e comerciais do UNA Barbara e Valentim, tratando também da qualificação dos espaços e novas perspectivas de trabalho no setor.

O arquiteto e urbanista Claudio Acioly Junior, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano, aborda a importância do território e da dimensão do espaço nas ações previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a reconhecida Agenda 2030.

Por fim, a arquiteta e urbanista Marta Moreira, da MMBB Arquitetos, relata sobre os trabalhos realizados para reurbanização do vale do córrego do Antonico; do conjunto Jardim Edite; e do Sesc 24 de Maio, todos na capital paulista, descrevendo o processo de desenvolvimento dos projetos, a relação com a comunidade atendida, bem como as soluções propostas.

 

 

Não deixe de acompanhar! Acesse youtube.com/comunicacaocausp.