CAU/RJ oferece atividades a arquitetos e população em Campo Grande (RJ)

Nos próximos dias 1° e 2 de junho, a primeira edição do CAU nos Bairros acontece em Campo Grande, no Rio de Janeiro. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, visa demonstrar como arquitetos e urbanistas podem ajudar a construir ou reformar com economia, qualidade e sem imprevistos

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza, nos dias 1° e 2 de junho, a primeira edição do CAU nos Bairros em Campo Grande. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, visa a demonstrar como os arquitetos e urbanistas podem ajudar a construir ou reformar com economia, qualidade e sem imprevistos.

Exposição de Trabalhos Finais de Graduação (TFGs), minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversas são algumas das atividades da programação, sendo um dos destaques a ‘Feira de Arquitetura: dicas para construir ou reformar’, ação que reunirá diversos profissionais à disposição para conversar, tirar dúvidas, dar dicas, além de apresentar trabalhos a todos que tenham interesse.

O CAU nos Bairros ocorrerá na Praça Dom Esberard e na unidade Campo Grande da Unisuam (Av. Cesário de Melo, 2541, Campo Grande). Os participantes poderão ainda acompanhar visita técnica à coletiva ‘As Caboclas’ para conferir os desafios para implementação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social na cidade do Rio de Janeiro.

O presidente do CAU/RJ, arquiteto e urbanista Pablo Benetti, explica que o evento é uma maneira de descentralizar as atividades do Conselho e de estar mais próximo dos profissionais e da sociedade. “Consideramos importante aproximar a autarquia dos profissionais com ações diversas de orientação e de capacitação. Temos ainda o grande desafio de desmistificar a profissão como um serviço acessível apenas às pessoas com alto poder aquisitivo. A arquitetura e urbanismo está presente em vários campos da construção civil, é plural e deve estar acessível a todos”, afirmou Benetti.

A escolha de iniciar o CAU nos Bairros em Campo Grande não foi por acaso. O bairro vivencia crescimento significativo de novas construções. De acordo com levantamento no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), foram realizados mais de três mil registros de responsabilidade técnica (RRTs) entre 2019 e 2021 no local – somente ano passado foram assinados cerca de 500 RRTs de projeto e quase 300 RRTs de execução de obra. Na Área de Planejamento 5, que abrange os bairros das regiões de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba, Campo Grande é o que possui a maior concentração de arquitetos e urbanistas, com 270 profissionais, sendo 127 arquitetas e 97 arquitetos e urbanistas.

 

A construção civil, em Campo Grande, cresceu bastante nos últimos anos. Além disso, há desafios urbanos importantes, que precisam ser enfrentados na região. Vários profissionais já nos sinalizaram dificuldades no licenciamento de obras. Consideramos importante discutir o assunto com os profissionais que vivem e atuam no bairro, assim como com a população local”, explicou Benetti.

 

O CAU nos Bairros é uma realização do CAU/RJ e conta com o apoio institucional da Unisuam e da Paróquia Nossa Senhora do Desterro.

 

 

CAU nos Bairros – Campo Grande
Locais
Praça Dom Esberard / unidade Campo Grande da Unisuam (Rua Augusto de Vasconcelos, 61 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ)
Data 1° e 2 de junho
Horário 10h às 18h30
Mais informações www.caurj.gov.br ou (21) 3916-3925