O arquiteto Vilanova Artigas © Via CAU/GO

CAU/PR: Vida e obra de Artigas é tema de live e curta-metragem

Ambos os conteúdos são realizações do CAU/PR e vão ao ar a partir das 19h30 desta quarta-feira (23/6), quando o ilustre arquiteto e urbanista brasileiro completaria 106 anos de idade. Não deixe de participar e conferir!

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) promove o encontro ‘Arquitetura em Debate – Vilanova Artigas’, marcado para esta quarta-feira (23/6), às 19h30, no canal do YouTube da entidade. A data é comemorativa ao que seriam os 106 anos do arquiteto e urbanista curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), e reúne para a discussão Fábio Domingos, professor universitário e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e Giceli Portela, com pós-doutorado pela École de Chaillot (França) e reconhecida como pesquisadora da obra de Artigas.

A homenagem se estende também por meio do lançamento do curta-metragem ‘Carta ao Cliente – João Batista Vilanova Artigas’. Trata-se da longa carta redigida pelo arquiteto ao dono do Hospital São Lucas, na qual defendeu a necessidade da contratação de um projeto arquitetônico para a obra. Posteriormente, o hospital foi implantado na capital paranaense. “Mais do que uma carta, o texto se transformou em um testemunho de defesa da importância do profissional arquiteto e urbanista e da Arquitetura e Urbanismo para a edificação de espaços de qualidade em nossas cidades”, conforme descreve o CAU/PR.

Na carta Artigas aponta ao proprietário as vantagens de se ter estudo prévio e projeto detalhado, elencando os benefícios econômicos, funcionais e estéticos conquistados pelo equipamento de saúde se acaso adepto ao seu discurso. O arquiteto e urbanista também apela para o valor artístico da obra ao afirmar:

 

Arquitetura é construção e arte. Arte. Arte não tem livro de regulamento que ensine. Nasce dentro de cada um e desenvolve-se como conjunto de experiências”.

 

Produzido pelo próprio Conselho, o filme traz o ator Ulisses Iarochinski interpretando o arquiteto e urbanista e será igualmente exibido pelo Canal do YouTube do CAU/PR, onde já se encontra o trailer, também disponível abaixo.

 

 

Mais sobre os convidados


Giceli Portela
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é Mestre e Doutora pela FAU-USP, com pós-doutorado pela francesa École de Chaillot, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), coordenadora do Docomomo PR e pesquisadora de vida e obra de Vilanova Artigas.

 


Fábio Domingos
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) é sócio fundador da Grifo Arquitetura (2007), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário FAE-Curitiba e atualmente cursa doutorado na FAU-USP.