CAU/MG realiza seminário sobre patrimônio cultural e transversalidades

O evento virtual que se desenrola durante três dias (14, 15 e 16 de setembro) contará com programação especial para discutir sobre patrimônio e suas relações com a ATHIS e o Planejamento Urbano

As Comissões Especiais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) vão promover um seminário on-line na próxima semana que se estende durante três dias seguidos (14, 15 e 16 de setembro) a fim de tematizar as linhas de discussão sobre patrimônio cultural e suas transversalidades com a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social e com o Planejamento Urbano.

Vamos juntos fomentar boas práticas de planejamento e desenvolvimento urbano e ambiental, habitação social e patrimônio cultural de forma integrada, aumentando a visibilidade e repercussão dos serviços prestados nessas áreas e criando uma ampla rede de relacionamento”, pontua a entidade.

Para participar, o interessado deve se inscrever gratuitamente no Sympla do CAU/MG através do link disponibilizado. O acesso à transmissão, bem como os certificados de participação, será enviado via e-mail dos inscritos.

Painéis

Eixo patrimônio cultural

1º dia – 14 de setembro
17h Abertura institucional Presidente CAU/MG – Danilo Batista
17h05 Fala de abertura da Comissão de Patrimônio Cultural – CPC CAU/MG: Conselheira Edwiges Leal
17h10 Palestra Temática Eixo Patrimônio Cultural – Sônia Rabello
17h40 Interlocução do mediador – Leonardo Castriota
17h55 Debate direcionado
18h15 Considerações finais e encerramento do evento

Eixo habitação social + patrimônio cultural

2º dia – 15 de setembro 
17h Abertura institucional Presidente CAU/MG – Danilo Batista
17h05 Fala de abertura Comissão de Assistência Técnica Habitação de Interesse Social CATHIS-CAU/MG: Conselheiro Ariel Lazzarin
17h10 Palestra Temática Eixo Habitação Social e Patrimônio Cultural – Helena Galiza
17h40 Interlocução do mediador – Felipe Cardoso Pires
17h55 Debate direcionado
18h15 Considerações finais e encerramento do evento

Eixo planejamento urbano + patrimônio cultural

3º dia – 16 de setembro
17h Abertura institucional Presidente CAU/MG – Danilo Batista
17h05 Fala da abertura representante Comissão de Planejamento Urbano e Ambiental – CPUA-CAU/MG
17h10 Palestra Temática Eixo Planejamento Urbano e Patrimônio Cultural – Márcia Mourão Parreira Vital
17h40 Interlocução do mediador – Letícia Epaminondas
17h55 Debate direcionado
18h15 Considerações finais e encerramento do evento

Conheça os participantes

Sonia Rabello
Professora do Lincoln Institute of Land Policy e do Mestrado Profissional do IPHAN. Membro do Conselho Gestor do Rio Paisagem Cultural Mundial e do Conselho de Política Urbana do Rio.

Leonardo Castriota
Membro do UFMG/ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios

Helena Galiza
Arquiteta e urbanista, Doutora em Urbanismo (UFRJ) e pesquisadora do Laboratório Ettern/ IPPUR/UFRJ.Trabalhou durante mais de trinta anos no governo federal (BNH, IPHAN e Caixa Econômica Federal), com políticas públicas de habitação social, saneamento, urbanização de favelas, reabilitação de áreas centrais e patrimônio cultural. Atua na assessoria técnica a movimentos sociais que lutam pelo direito de morar nas áreas centrais das cidades.

Felipe Pires
Consultor em Gestão do Patrimônio Cultural Edificado

Márcia Mourão Parreira Vital
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhando na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1992, onde ocupou, por vários anos, o cargo de Gerente de Gestão Ambiental. Com atuação, em especial, junto às políticas de Educação Ambiental e de gestão da vegetação urbana e das áreas verdes e demais espaços de interesse ambiental do Município, coordenou inúmeros projetos nestas áreas. Conselheira do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, há vários anos, já atuou, também, no Conselho Municipal de Políticas Urbanas – COMPUR e no Conselho Curador da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Acompanha, tecnicamente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM, há mais de 20 anos.

Letícia Epaminondas
Doutoranda e mestre em Geografia – Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Arquiteta da Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

 

Realização

Comissão de Patrimônio Cultural – CPC-CAU/MG
Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – CATHIS-CAU/MG
Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA-CAU/MG