CAU/MG: Novas datas para o I Desafio Fotográfico. Participe!

Os interessados têm até 25 de outubro para inscrever fotos que retratem arquitetura ou espaço urbano de Minas Gerais

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), por meio de sua Comissão de Patrimônio Cultural (CPC), lança o primeiro Desafio Fotográfico “Olhares sobre o Patrimônio Cultural” da autarquia para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado anualmente no dia 17 de agosto. A partir do amplo conceito “patrimônio cultural é aquilo que te liga ao mundo”, o desafio pretende buscar o envolvimento da sociedade na compreensão do patrimônio como nicho inclusivo de responsabilidade geral.

A competição não estipula restrições para participação, à exceção de funcionários e conselheiros do próprio CAU/MG. Portanto, os interessados deverão postar as fotos em suas próprias redes sociais (Instagram ou Facebook) com a inclusão da hashtag #CAUMGpatrimoniofoto2020, retratando qualquer olhar que esteja vinculado a um patrimônio cultural mineiro. Através do registro e da legenda, o participante terá a chance de expressar o que pensa sobre o tema e sobre o que é patrimônio para si. Confira mais informações no regulamento completo.

A premiação do certame consiste em reconhecimento. A foto selecionada será utilizada para ilustrar uma cartilha em preparo pela Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/MG, cuja finalidade é de orientar sobre a importância do patrimônio cultural e nichos afins. Toda e qualquer reprodução do documento utilizará a imagem vencedora com os devidos créditos do autor e será distribuído em diversos eventos, seminários, congressos, feiras, reuniões institucionais e demais oportunidades. A foto selecionada, junto ao texto, também será publicada no site oficial e nas redes sociais do CAU/MG.

Programação*

até 25 de outubro (etapa 1)
O CAU/MG irá filtrar através da hashtag mencionada

25 de outubro a 2 de novembro (etapa 2)
A CPC-CAU/MG, junto aos jurados convidados, irá selecionar 10 fotos que tenham seguido todos critérios descritos no item 5.b das regras

3 de novembro (etapa 3)
As 10 fotos selecionadas estarão disponibilizadas nas redes sociais do CAU/MG para apreciação do público

4 a 14 de novembro (etapa 4)
As 10 fotos selecionadas deverão ser curtidas pelo público nas redes sociais do CAU/MG

5 a 16 de novembro de 2020 (etapa 5)
O CAU/MG fará o somatório das curtidas de cada uma das 10 fotos para identificação da foto vencedora, seguido de ampla divulgação do resultado

*Cronograma alterado em 10/9/2020, por determinação da Comissão Eleitoral do CAU/MG.