Primeiro lugar conquistado pela equipe goiana Pedro Henrique Ramos Lima e Marina Noelle Sousa Borges - Imagem: Produzida pelos autores 

CAU/GO realiza exposição virtual com propostas do Concurso de Projeto Quilombola

A mostra exibe todos os premiados, menções honrosas e classificados que demonstraram alto grau de elaboração de projetos de moradias nas comunidades remanescentes de quilombos, em Goiás

Com exposição virtual de todos os premiados, menções honrosas e classificados, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) oficializou, ainda em dezembro de 2021, o resultado do Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola. O objetivo foi a seleção da melhor proposta para a construção de moradias nas comunidades remanescentes de quilombos localizados em Goiás, como parte dos programas habitacionais da Agehab (Agência Goiana de Habitação) que, pela segunda vez, é órgão parceiro do CAU/GO na realização do concurso.

O primeiro lugar ficou com a equipe goiana formada pelos arquitetos e urbanistas Pedro Henrique Ramos Lima e Marina Noelle Sousa Borges. Já a segunda colocação, pelo arquiteto e urbanista Victor Maitino (SP), e a terceira, com a arquiteta e urbanista Nubia França de Oliveira Nemezio (RJ). Receberam menção honrosa as propostas da GSR Projetos e Consultoria Empresarial Ltda (DF), arquitetos e urbanistas Gabriel Deller de Aguiar e Felipe Nakamura Bassani (PR), e arquiteta e urbanista Maria Luísa de Carvalho (AL).

 

Primeiro lugar conquistado pela equipe goiana Pedro Henrique Ramos Lima e Marina Noelle Sousa Borges – Imagens: Produzidas pelos autores 

 

Ao todo, o concurso contabilizou 86 projetos inscritos, dos quais 69 foram habilitados para a etapa de julgamento – 35 deles classificados com nota 7 ou superior. As propostas foram elaboradas por profissionais de 15 Estados: São Paulo (10 projetos), Goiás (7), Rio de Janeiro (4), Distrito Federal e Paraná (3), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (2), Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe (1). Após o anúncio dos primeiros colocados em novembro, houve recurso, porém a Comissão Julgadora manteve a pontuação dos projetos selecionados.

 

O concurso é o meio mais democrático de se contratar e com o melhor resultado de projeto. O CAU defende que todas as contratações de projetos públicos sejam feitas mediante essa forma”, afirma a gerente geral do Conselho, Isabel Barêa Pastore.

 

Segundo a coordenadora da licitação, Maria Ester de Souza, assessora institucional do Conselho, o maior desafio foi estabelecer o programa para o projeto de uma casa que, embora aparentemente simples, precisou levar em conta elementos da cultura quilombola. A diversidade de possibilidades de locação da moradia foi mais um desafio na elaboração dos critérios para seleção das propostas.

Junto a Maria Ester de Souza, integraram a Comissão Organizadora do concurso a conselheira do CAU/GO, Camila Dias e Santos, e o arquiteto e urbanista da Agehab, Diogo Antônio da Paixão. A Comissão Julgadora foi integrada pela arquiteta e urbanista Adriana Mara Vaz de Oliveira, o arquiteto e urbanista Marcelo Perini Peralta Cunha e a historiadora Janira Sodré Miranda.

Sabe-se que, desde 2017, o CAU/GO aplica 2% dos recursos em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Além disso, a promoção do concurso público como melhor opção para contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo é uma ação prevista nas diretrizes e metas para 2021.

Enquanto isso, o Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola é o terceiro promovido pelo CAU/GO. Em 2015, foi realizado o concurso para o desenvolvimento do projeto de Arquitetura de Interiores da sede do Conselho. Em 2019/2020, a autarquia realizou, na primeira parceria com a Agehab, o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação Social, visando premiar o projeto para unidades habitacionais a serem construídas no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia.

 

Colocações

1° lugar Arq. Urb. Pedro Henrique Ramos Lima e Arq. Urb. Marina Noelle Sousa Borges (GO)
Conheça o projeto

 

2° lugar Arq. Urb. Victor Maitino (SP)
Conheça o projeto

 

3° lugar Arq. Urb. Nubia França de Oliveira Nemezio (RJ)
Conheça o projeto

 

Saiba mais

Exposição virtual Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola