CAU/DF: 1° Encontro de Celebração do Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista

No primeiro ano de enaltecimento da data (31/7), a entidade reúne um quadro de ilustres mulheres do setor para debater os temas Mulher, Cidade, Arquitetura e Pandemia. É nesta quinta-feira, 29 de julho, às 17h!

 

Neste ano será celebrado, pela primeira vez, o Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista (31/7) – um dia de luta pelo enfrentamento das desigualdades como arquitetas na profissão e como mulheres nas cidades. Para marcar a data, a Comissão Temporária de Equidade de Gênero e Inclusão do CAU/DF, em parceria com a coletiva Arquitetas (in)Visíveis, o IAB/DN e o Observatório Amarelinha, promovem, no contexto do II Ciclo de Debates do CAU/BR, o 1° Encontro de Celebração do Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista.

O evento trará uma apresentação de repertório arquitetônico feminino, a divulgação do censo do CAU 2021, com análise crítica sobre os dados relacionados à equidade, incluindo as reflexões sobre inclusão LGBTQI+ nas cidades. As convidadas irão refletir sobre políticas públicas a partir do olhar da arquiteta urbanista e apresentar dados sobre o debate do 2º Colóquio Mulher, Cidade e Arquitetura na Pandemia.

 

Apesar dos retrocessos políticos e culturais do nosso país, as arquitetas continuam se articulando, debatendo e estudando a cidade sob novos olhares, não mais centrados em um olhar universalizante, mas entendendo que a sociedade e as cidades se compõem do conjunto das diversidades”, aponta o descritivo do evento.

 

Programa

Abertura Mônica Blanco, Presidente do CAU/DF
Mediação Gabriela Cascelli, Coordenadora da Comissão Temporária de Equidade de Gênero e Inclusão do CAU/DF
Pauta e convidadas Ana Laterza (CAU/BR) – Reflexões sobre o Censo do CAU 2021: o que o censo diz sobre a situação das mulheres arquitetas no Brasil?;
Tainá de Paula, Vereadora do Rio de Janeiro – Reflexões sobre a pandemia e políticas públicas;
Maribel Aliaga, Observatório Amarelinha (UnB); e José Carlos Huapaya, Lab20 (UFBA) – Reflexões sobre o 2º Colóquio Mulher, Cidade e Arquitetura na Pandemia;
Alyssa Volpini, coletiva Arquitetas (in)Visíveis – Reflexões sobre inclusão LGBTQI+ nas cidades, e
Luiza Dias, IAB/DN e Arquitetas (in)Visíveis – A Arquitetura das Mulheres no Distrito Federal.

 

1° Encontro de Celebração do Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista
Data 
29 de julho (quinta-feira)
Horário 17h
Transmissão YouTube CAU/DF