CAU: campanha ressalta, mais do que nunca, importância do arquiteto urbanista

Como parte das comemorações do Dia da Arquitetura (5/10), Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15/12) e dos dez anos de criação do CAU, a ação evidencia o profissional como ator imprescindível, sobretudo, neste ano marcado pela situação pandêmica

 

‘Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida’ é o tema de campanha institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e das Unidades da Federação (CAU/BR e CAUs/UFs) deste 2020. A iniciativa declara que a crise sanitária das cidades brasileiras e do mundo, em especial nos bairros mais carentes, em razão da pandemia da Covid-19, colocou em voga a importância do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias e cidades.

A ação contempla as comemorações do Dia da Arquitetura, comemorado todo 5 de outubro por estabelecimento da União Internacional dos Arquitetos (UIA), do mês do Habitat, também em outubro, instituído pela ONU, do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, em 15 de dezembro, além dos dez anos de vida do CAU, a completarem-se ainda nesse mês. A campanha reforça as propostas da “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidade pós-pandemia”, publicada originalmente em agosto desse ano, visando transformar os assentamentos urbanos em territórios saudáveis, inclusivos, seguros e resiliente, sem distinção. A Carta também é uma iniciativa do CAU/BR com as demais entidades do Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (ABAP, ABEA, AsBEA. FNA, IAB e FeNEA).

Defendemos que todos os cidadãos convivam em espaços comerciais, residenciais ou áreas públicas projetadas ou construídas com assistência técnica de profissionais legalmente habilitados. Agora, num momento de pandemia, isso se torna ainda mais evidente. (…) Sempre reforçamos que arquitetos e urbanistas são profissionais que criam cidades saudáveis. Casas com planejamento, segurança e economia, observando questões que promovem saúde e oferecem a qualidade de vida que todo mundo merece. Soluções que transformam a vida de todos”, declara o vídeo oficial da campanha.

 

 

Além dos projetos exibidos no vídeo, outros exemplos de ilustres atuações de profissionais brasileiros continuam a ser contemplados em publicações difundidas tanto nas redes sociais do Conselho quanto no site dedicado exclusivamente à campanha – são informações textuais e em vídeo que compilam depoimentos dos arquitetos autores, filmagens exclusivas das edificações e outros conteúdos complementares. Em ambos os veículos, poderão ser contemplados, portanto, os projetos:

  1. Jorge Mário Jáuregui: Núcleo Habitacional da Rocinha, Rio de Janeiro
  2. Rosa Kliass: Parque Mangal das Graças, Belém
  3. José Afonso Botura Portocarrero: Centro Sebrae de Sustentabilidade, Cuiabá
  4. Terra & Tuma: Casa de Dona Dalva, São Paulo
  5. Grupo Garoa: Reforma de apartamento no edifício Copan, São Paulo
  6. Demetre Anastassakis: Moradas da Saúde, Rio de Janeiro
  7. João Filgueiras Lima (Lelé): Centro de Reabilitação do Hospital Sarah Kubitschek, Fortaleza
  8. Silvia Lenzi (e mais): Bairro Pedra Branca, Palhoça, Santa Catarina

A campanha ainda conta com 22 inserções na programação da TV Cultura – ocorridas entre 26 de outubro e 2 de novembro, em horário nobre, incluindo no programa Roda Viva -, no Jornal da Tarde e no Jornal da Cultura, além de programas como Repórter Eco e Provocações.

Acompanhe nas mídias

Mais do que nunca, um compromisso com a vida – hotsite caubr.gov.br/campanha

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) – Facebook

@oficialcaubr – Instagram

@oficialcaubr – Twitter