CAU Brasil: Inscrições abertas para o 1º Concurso Nacional de Fotografia destinado às mulheres

A proposta é promovida pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade, criada pela entidade em 2020, e se destina exclusivamente à participação feminina, como forma de valorizar a presença de mulheres no setor. As inscrições vão até o próximo 8 de maio. Participe!

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) lançou o seu primeiro Concurso Nacional de Fotografia com o tema “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”, exclusivo à participação feminina, como forma de valorizar o trabalho de mulheres sobre o espaço urbano no território brasileiro.

Neste sentido, a proposta é promovida pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), criada pelo CAU Brasil em 2020, através da qual a entidade pretende fomentar, junto à sociedade, a Arquitetura e o Urbanismo de qualidade como um dos instrumentos para o alcance do bem-estar social.

As interessadas podem submeter fotografias até o próximo 8 de maio de 2022, através do formulário on-line disponível no hotsite do concurso. Podem participar mulheres autoras com registros fotográficos de qualquer parte do Brasil e que exibam edificações internas ou externas, detalhes arquitetônicos ou construtivos, cenas urbanas, paisagens e perspectivas, que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Cotidiano das mulheres na arquitetura e nas cidades;
  • Cidades Inclusivas;
  • Paisagem urbana e desigualdades territoriais;
  • Arquitetura de interiores: um olhar humanizado;
  • Patrimônio cultural e memórias urbanas.

 

As fotos podem ser feitas com câmera fotográfica ou aparelho celular, mas precisam ser exclusivas e isentas de manipulação digital. A organização do concurso receberá as imagens em mídia eletrônica, no formato JPEG ou PNG, com resolução mínima de 3840×2160 pixels e o arquivo de até 6 MB. Cada peça deve ser acompanhada de um texto de até 6.000 caracteres relacionando a fotografia ao tema do concurso e critérios de avaliação pertinentes.

A Comissão Julgadora levará em consideração a adequação das fotografias em campanhas de promoção da justiça social e inclusão que visem a redução nas desigualdades sociais e regionais, promoção da equidade de gênero, racial, de direitos de populações LGBTQIA+, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais ou em situação de vulnerabilidade social. O edital prevê critério de pontuação para autoria de mulheres não brancas, com deficiência ou que represente populações vulneráveis ou de povos tradicionais.

Segundo o edital, está também previsto prêmio individual de R$ 2.000,00 para as quatro vencedoras em cada categoria, totalizando R$ 40.000,00 de investimentos no incentivo à produção fotográfica de mulheres sobre as cidades – todas as fotos, mesmo as não classificadas, poderão integrar exposição física na sede do CAU Brasil e farão parte do banco de imagens do CAU Brasil e dos CAU/UF.

 

Acesse

www.caubrasil.typeform.com/1concursofoto