CAU/BR: Mapeamento oferece panorama de ATHIS no Brasil

Iniciativa integra a campanha 'Mais Arquitetos', em defesa da moradia digna no país sem discriminação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou na última sexta-feira, 17 de junho, o novo hotsite da campanha Mais Arquitetos, e juntamente, o novo Mapa da Arquitetura Social. O conteúdo faz parte do esforço empreendido pela entidade para ampliar a difusão da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS (Lei 11.888/2008) em defesa da moradia digna para todos os brasileiros.

O Mapa da Arquitetura Social reúne informações sobre cidades brasileiras que já dispõem de leis e programas específicos para regulamentar aquela de nível nacional que garante o direito a assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações a famílias com renda de até três salários mínimos.

Sabe-se que as leis municipais reforçam o reconhecimento, a adesão e o orçamento necessários para programas habitacionais dirigidos à população de baixa renda – segundo o mais recente levantamento realizado pelo CAU Brasil, são mais de vinte municípios que contam com legislações alinhadas à lei federal [saiba mais: ‘Levantamento revela que mais de (ou apenas…) 20 cidades brasileiras têm leis ATHIS’].

 

Mapa de ATHIS lançado pelo CAU Brasil na campanha ‘Mais Arquitetos’ © Via CAU Brasil

 

Com relação ao hotsite, estão disponíveis informações de interesse a arquitetos e profissionais que desejam se aproximar do conteúdo da lei; gestores públicos, ONGs, cooperativas e movimentos sociais dedicados em propor projetos de moradia popular; assim como ao próprio público interessado em acessar o serviço. No mesmo espaço, os internautas também conhecerão experiências bem-sucedidas realizadas com base na Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social.

 

O espaço virtual permite que gestores das políticas de habitação possam ter acesso a modelos e documentos que balizam a estruturação de políticas e programas locais. Ao mesmo tempo, oferece orientação à população de baixa renda sobre como e onde buscar tal direito”, afirma nota oficial do CAU/BR.

 

A campanha ‘Mais Arquitetos’ conta também com uma série de conteúdos que intentam ampliar o debate sobre o acesso à moradia, todos desenvolvidos pela equipe de comunicação, com apoio de um grupo de assessores da Presidência, membros da Comissão de Política Profissional e outros conselheiros.

A exemplo, faz parte da ação a série de encontros intitulada “Moradia digna é um direito de todo brasileiro”, transmitida ao vivo pelas redes sociais do CAU Brasil durante esse mês de junho. A iniciativa foca em apresentar debates e promover conexão entre arquitetos e arquitetas que atuam na área da ATHIS, conselheiros e conselheiras do CAU Brasil e influenciadores que produzem conteúdo digital dirigido à população de baixa renda, público-alvo das políticas de ATHIS.

 

Acesse

www.caubr.gov.br/moradiadigna

Mapa de ATHIS