O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promove, a partir da próxima sexta-feira (4/12), a III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo como proposta de evento integrado, aliando às palestras e debates as comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista (celebrado todo 15 de dezembro) e dos dez anos de criação do CAU. Aberto ao público, que participa mediante inscrições, os encontros se estendem, portanto, até o dia 15 de dezembro em transmissões ao vivo pelo YouTube.
Neste ano, o tema “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida” pauta os debates acerca da crise sanitária das cidades brasileiras em razão da pandemia da Covid-19, que ressaltou ainda mais a importância do planejamento urbano e do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis. Por essa razão, em paralelo, haverá o lançamento do documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”, a ser exibido em primeiríssima mão durante a abertura da Conferência, no dia 4 de dezembro. Roteirizado e dirigido pelo jornalista Paulo Markun, o filme foca nos problemas enfrentados por aqueles que vivem em assentamentos precários – mais uma vez, uma situação agravada pela pandemia da Covid-19 – e apresenta possibilidades de transformação desse quadro, a partir do reconhecimento do papel do arquiteto e urbanista e da efetiva implementação, em todo país, da Lei 11.888/2008, que assegura aos de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Após a conferência, o documentário estará disponível no canal YouTube do CAU/BR e deverá ser exibido novamente em 16 de dezembro, em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista (dia 15/12), na TV Cultura de São Paulo.
Entre outros pontos mais, a conferência terá ainda uma homenagem às mulheres arquitetas – atualmente grupo majoritário da categoria, correspondendo a 63% do conjunto ativo. Está confirmada, por exemplo, palestra magna com a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, que acaba de receber a Medalha de Ouro da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA). A arquiteta é detentora de uma longa história de contribuições à profissão: defendeu a Reforma Urbana na Constituinte de1988; ajudou a criar o Ministério das Cidades, sendo sua primeira secretária-executiva; fundou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Universidade de São Paulo (USP); e foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do governo de São Paulo (1989 – 1992).
Ainda estará presente o arquiteto português Décio Ferreira, especialista em BIM (Building Information Modeling), apresentando sua forma de trabalho em diversos projetos inovadores em todo o mundo, como o Lusail Stadium (Catar), o Shopping Whiteleys (Inglaterra), o Aeroporto de Marselha (França) e o masterplan da Vila de Oceanview (Chipre). “É na inovação que fazemos a diferença. Fazemos testes, desenvolvemos softwares próprios e criamos plug-ins quando necessário”, afirma Décio.
A Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo foi criada pela Resolução CAU/BR nº 53, de 6 de setembro de 2013, que a institui como evento oficial, a ser realizado a cada três anos. A primeira conferência aconteceu em 2014, em Fortaleza, em conjunto com o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), e a segunda no Rio de Janeiro, em 2017, contando com palestras de Paulo Mendes da Rocha, Jaime Lerner e Índio da Costa.
Programação
Dia 1 – 4 de dezembro
16h às 18h
- Solenidade e Abertura
- Homenagem às Mulheres
- 10 anos do CAU
- Marcas da Gestão
- Lançamento CAU/EDUCA
19h às 20h
- Exibição do Documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”
Dia 2 – 8 de dezembro
14h às 18h
- Relatório do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU)
- Relatório da Comissão de Política Profissional (CPP)
- Relatório da Comissão de Política Urbana (CPUA)
- Relatório da Comissão de Relações Internacionais (CRI)
- Relatório da Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG)
19h às 20h30
- Palestra Magna: Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida
* com a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, Medalha de Ouro da FPAA
Dia 3 – 10 de dezembro
14h às 18h
- Relatório da Comissão de Ética de Disciplina (CED)
- Relatório da Comissão de Ensino e Formação (CEF)
- Relatório da Comissão de Exercício Profissional (CEP)
- Relatório da Comissão de Organização e Administração (COA)
- Relatório da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi)
19h às 20h30
- Palestra Magna: Arquitetura do Futuro
*com o arquiteto Décio Ferreira, especialista em BIM
Dia 4 – 15 de dezembro
16h às 18h
- Plenária Final
- Homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista
- Encerramento