Construídas em 1925, duas residências destinadas para os professores da Bauhaus, no campus de Dessau, Alemanha, acabam de ser reinauguradas após um amplo processo de restauro.
Conhecidas como “Master’s houses”, as estruturas foram projetadas originalmente pelo arquiteto modernista Walter Gropius, fundador da escola modernista que revolucionou o pensamento artístico e arquitetônico no século 20.
Responsável pela restauração, o arquiteto Bruno Fioretti Marquez trabalhou com base em desenhos, maquetes e fotografias que retratam as casas antes da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Janelas retangulares foram implantadas ao longo da nova fachada revestida por concreto bombeado a fim de acentuar o caráter escultural dos volumes retilíneos.
Além das duas residências, o projeto também englobou o restauro de um quiosque existente no campus da instituição de ensino, desenvolvida pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1932.
Inauguradas pelo presidente da Alemanha, Joachim Gauck, as casas tombadas como patrimônio histórico serão transformadas em museu e abrigarão exposições da Bauhaus Dessau Foundation e da organização cultural Kurt-Weill Zentrum.