Casa de Frank Lloyd Wright em NY está à venda por US$ 20 milhões

Quem deseja adquirir uma residência projetada por Frank Lloyd Wright, tem uma oportunidade única disponível no mercado imobiliário norte-americano: uma das casas desenhadas pelo famoso arquiteto está à venda no estado de Nova York.

Para comprar o imóvel, porém, o felizardo deverá desembolsar 20 milhões de dólares. Esta é a cifra que o atual proprietário, Joseph Massaro, pede pela propriedade que ocupa solitariamente a ilha Petra, no meio do lago Mahopac, a cerca de 75 quilometros de Manhattan.

A residência de 465 metros quadrados foi desenhada por Lloyd Wright com a expectativa de que superasse a fama da Fallingwater House, mas o arquiteto norte-americano não chegou a vê-la construída porque o então proprietário da ilha e cliente, A. K. Chahroudi, não teve dinheiro para concluir o empreendimento.

No início da década de 1990, Massaro adquiriu a ilha – e o projeto – de Chahroudi, a um preço inferior a 750 mil dólares. A partir daí, conseguiu realizar a proposta de Lloyd Wright graças à supervisão do arquiteto Thomas Heinz.

Além da ilha, repleta de árovres centenárias, e da casa principal – uma imensa estrutura escalonada com diversos terraços – a compra garante a aquisição da casa de hóspedes, esta sim desenhada e construída em 1950, totalmente de acordo com o projeto do famoso arquiteto norte-americano.