Casa domo de Buckminster Fuller será restaurada nos EUA

A residência foi originalmente construída em apenas sete horas, utilizando 60 painéis triangulares de madeira

A Southern Illinois University (Siu) iniciará o restauro da primeira casa geodésica do mundo, a “Casa domo”, idealizada pelo arquiteto norteamericano Buckminster Fuller, em 1960. Originalmente, a estrutura foi construída em apenas sete horas, utilizando 60 painéis triangulares de madeira.

Até o ano de 1971, o inventor e sua mulher, Lady Anne, viveram na pequena residência, posteriormente transformada em um alojamento estudantil.

Em 2001, o volume, já com signicativos sinais de deterioração, foi doado para a organização não governamental “The Fuller Dome Home”, que conseguiu seu reconhecimento como patrimônio histórico nacional e da cidade de Carbondale, em Illinois.

A partir do dia 19 de abril, começa a primeira etapa de restauração, que contemplará a remoção de uma série de camadas de telhas, instaladas para proteger a estrutura, e a reconstrução de 10 claraboias.

Ao final das obras, a casa será convertida em um museu, abrigando a extensa coleção de livros do arquiteto a fim de “difundir a mensagem de Fuller de esperança e sucesso para as futuras gerações”.

Para acompanhar o processo de restauro, acesse fullerdomehome.org