Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, ganha projeto de revitalização

As obras da primeira fase do programa estão previstas para serem finalizadas no final de 2014

Em regime de parceria, o Banrisul, o governo estadual do Rio Grande do Sul, a secretaria da Cultura e a Associação de Amigos da CCMQ iniciaram obras de revitalização e restauro na Casa de Cultura Mario Quintana no segundo semestre de 2013.

O projeto, realizado pela empresa especializada Arquim, tem custo total estimado em 8 milhões de reais e vai abranger o restauro total dos 12 mil metros quadrados do espaço cultural.

Prevista para ser finalizada no final de 2014, a primeira fase da restauração inclui a reforma das fachadas e telhados da rua Sete de Setembro, onde já foram recuperadas as esquadrias da fachada, portas e venezianas, a viga curva da base da cúpula do café do 7° pavimento, além da recuperação do revestimento da fachada, conclusão da impermeabilização do peitoril da cúpula e a colocação de lajotas cerâmicas.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Joel Gorski, uma oficina paralela foi construída, onde portas e esquadrias removidas são restauradas e, posteriormente, reintegradas à obra.

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) visitaram o local durante o mês de novembro para fiscalizar o desenvolvimento do projeto e acompanhar testes de cores.

A segunda fase das obras de restauro, que deve ser iniciada em 2015, inclui a modernização de teatros, revitalização dos ambientes internos, climatização e instalação de estruturas para acessibilidade.