Sesc 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos © Nelson Kon

Casa da Arquitectura portuguesa sediará mostras sobre Mendes da Rocha

Após doar seu acervo à instituição, meses antes de falecer, o arquiteto brasileiro terá retrospectiva de vida e obra em duas exposições simultâneas, previstas para 2023

Desde 2020 detentora do acervo de Paulo Mendes da Rocha, a Casa da Arquitectura de Portugal, sediada em Matosinhos, apresenta uma dupla de exposições simultâneas sobre o premiado arquiteto brasileiro, previstas para maio de 2023.  Ambas serão acompanhadas por amplo programa de atividades dentro e fora do país.

Sabe-se que o acervo de 8.800 itens chegou em Portugal em setembro de 2020, com cerca de 6.300 desenhos à mão, 3 mil fotografia e slides, 300 publicações e um conjunto de maquetes feitas pelo próprio arquiteto. Ao todo, tudo corresponde a mais de 320 projetos.

Os conteúdos ocuparão os dois espaços expositivos da instituição – Nave Expositiva e a Galeria da Casa -, sendo o primeiro aquele que receberá a maior mostra: uma retrospectiva de Mendes da Rocha a partir dos materiais doados, compilados desde o início de sua trajetória profissional, em 1950. A curadoria é do arquiteto e historiador de arquitetura Jean-Louis Cohen e de Vanessa Grossman, arquiteta brasileira sediada em Roterdã. Já o projeto expositivo tem a assinatura do arquiteto português Eduardo Souto de Moura, Prêmio Pritzker 2011.

Já no espaço menor, a segunda mostra terá curadoria da arquiteta e urbanista Marta Moreira e do engenheiro português Rui Furtado, ambos desenvolvedores de projetos em parceria com Mendes da Rocha. O conteúdo ainda não foi divulgado.

Paralelamente às exposições, um programa de debates, conferências, visitas a obras deverá acontecer em seis países, Brasil, Portugal, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Japão. Essa parte será curada pelos arquitetos Catherine Otondo e Nuno Sampaio, que diz à Folha de S. Paulo:

A arquitetura do Paulo não era construída na circunstância do momento, mas no entendimento da própria existência humana. A condição de liberdade é, em si, só uma condição a que a arquitetura aspira e que com Mendes da Rocha é plenamente conquistada, E a esta liberdade se junta uma outra condição, a do seu inconformismo, que o fez uma personalidade capaz de produzir transformações”, finaliza Sampaio.

 

A seguir, confira algumas das obras assinadas por Paulo Mendes da Rocha, e publicadas pela revista PROJETO:

 

1. Sesc 24 de Maio, São Paulo

 

2. Museu dos Coches

 

3.Casa Gerber

 

4. Capela de Nossa Senhora da Conceição

 

5. Galeria Vermelho

 

6. Sabina – Escola Parque do Conhecimento

 

7. Museu da Língua Portuguesa

 

 

Leia também

Entrevista – Daniele Pisani, sobre a doação do acervo de Paulo Mendes da Rocha para a Casa da Arquitectura de Matosinhos