Casa da Arquitectura, de Portugal, lança mundialmente o Edifício Digital!

A ação acontece neste 13 de maio, no portal oficial da instituição, e será seguido pelo debate ‘Desafios do Arquivo Digital’, marcado para o próximo sábado (14). Não perca!

A Casa da Arquitectura, centro de arquitetura localizado em Matosinhos, em Portugal, tem o prazer de anunciar o lançamento mundial do Edifício Digital, que acontece nesta sexta-feira, 13 de maio de 2022, às 21h30 (GMT) – 18h30, no horário de Brasília -, em evento de apresentação também transmitido on-line via site oficial da instituição.

A ação, ainda pouco transparente, resguarda informações para os expectadores neste momento de inauguração, mas assegura ser uma via para “arquivos digitais, visitas virtuais e acesso universal”, garantindo a disponibilização mais democrática de mais de dez mil itens acerca da arquitetura portuguesa (e brasileira).

 

Por hora, informa-se que será um complexo de três plataformas on-line que permitirão acesso gratuito e progressivo (em versão bilíngue – português e inglês) aos materiais digitalizados dos acervos e espólios dos arquitetos António Fortunato Cabral, ARS Arquitetos, Eduardo Souto Moura, Francisco Melo + Jorge Gigante, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Lúcio Costa, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Ramalho, Teresa Fonseca, fotógrafo Luís Ferreira Alves, e mais.

Além disso, além do Arquivo Digital, o Edifício Digital incluirá informações sobre o histórico da Casa da Arquitectura nos últimos quatro anos, bem como visitas virtuais das exposições que por ali passaram desde 2019, e uma nova Loja Online.

A ação de lançamento também contará com o debate ‘Desafios do Arquivo Digital’, que acontece neste sábado (14/5), para uma conversa com convidados nacionais e internacionais. A entrada é gratuita em ambos os eventos, que também serão transmitidos virtualmente.

 

Programação

Sexta-feira, 13 maio, 21h30 (GMT) – 18h30 (BRT)
Apresentação do Edifício Digital por Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura
Encerramento por José Manuel Dias da Fonseca, Presidente da Casa da Arquitectura
22h30 (GMT) – 19h30 (BRT)
Porto de Honra

Sábado, 14 maio, 17h (GMT) – 14h (BRT)
Debate “Desafios do Arquivo Digital” com Eduardo Saron, Itaú Cultural (Brasil); Martien De Vletter, Canadian Centre for Architecture (Canadá); Catherine Chevillot, Cité de l’Architecture (França) – a confirmar; Nuno Sampaio, Casa da Arquitectura; e José Miguel Rodrigues, FAUP (moderação)

 

Acesse

www.casadaarquitectura.pt