Cartas ilustradas de Burle Marx viram livro inédito

Intitulado ‘Folhas em Movimento - Cartas de Burle Marx’, o livro publicado pela Editora Luste seleciona 100 correspondências encaminhadas pelo multifacetado profissional a familiares e grande nomes nacionais e internacionais da arquitetura

 

Diante de um personagem sempre ocupadíssimo em seus múltiplos afazeres e projetos, quem poderia imaginar que Roberto Burle Marx (1909-1994) ainda encontrasse tempo para escrever cartas?”.

 

Este é o questionamento que inspira o novo livro publicado pela editora Luste – e organizado pelo arquiteto e historiador de paisagismo, Guilherme Mazza Dourado -, que, ineditamente, apresentam uma seleção de correspondências escrita por Burle Marx e endereçadas desde a familiares, até nomes reconhecidos da cena internacional – como Walter Gropius, Richard Neutra, Eero e Aline Saarinen, Thomas Church, Garrett Eckbo, Lawrence Halprin, Diego Cisneros, e mais.

 

(Fotos: Divulgação)

 

No total, são 100 cartas, fartamente ilustradas, que possibilitam um novo olhar sobre a trajetória de Burle Marx, revelando informações pouco conhecidas sobre o artista, por exemplo, sobre propostas paisagísticas, excursões botânicas, engajamento na defesa ambiental, além do antigo Sítio Santo Antônio da Bica e sua produção pictórica.

O volume inclui também uma crônica da vida cotidiana no Brasil e no mundo e, por isso, certamente desperta amplo interesse entre os especialistas e o grande público, que se interessam por mente e coração operantes deste grande nome brasileiro.

 

(Foto: Dilvulgação)

 

É válido citar que Burle Marx foi autor de mais de dois mil projetos de paisagismo, distribuídos pelo Brasil e exterior. Foi responsável por um número ainda maior de obras de artes visuais. Concebeu um elenco nada desprezível de joias, cenários e figurinos de teatro, estampas em tecidos. E, como nenhum outro paisagista de seu tempo, promoveu uma relevante série de expedições botânicas para estudo e coleta de novas espécies nos biomas brasileiros.

 

Folhas em Movimento – Cartas de Burle Marx
Editora
Luste
Organição Guilherme Mazza Dourado
Direção criativa Dora Levy e Leticia Moura
Formato 21,5 x 28,7cm
Páginas 432
Capa Dura
Valor R$ 98,00
Saiba mais www.lusteditores.com.br

 

Guilherme Mazza Dourado

Responsável pela organização do livro, é arquiteto e historiador de paisagismo, arquitetura e artes visuais no Brasil. Possui pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016); é doutor (2009) e mestre (2000) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É autor dos livros Belle Époque dos Jardins (Ed. Senac SP, 2011), distinguido com o 1º Prêmio na categoria de Trabalhos Escritos Publicados, do 25º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2011), e finalista do 54º Prêmio Jabuti, na categoria Arquitetura e Urbanismo (2012); Modernidade Verde. Jardins de Burle Marx (Ed. Senac SP/ Edusp, 2009), que recebeu o 1º Prêmio na categoria de Trabalhos Escritos Publicados, do 23º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2009); e coautor de Oswaldo Arthur Bratke (ProEditores, 1997); entre outros.

 

Luste

Com 15 anos completados neste início de 2022, a Luste se estabeleceu no cenário editorial brasileiro com suas publicações que passam pelas artes plásticas, arquitetura, fotografia, moda e gastronomia. Finalistas e premiados como Jabuti, o mais importante prêmio do setor editorial. Em paralelo, foram responsáveis por lançar exposições pelo Brasil introduzindo tecnologia como aliada, oferecendo assim, insights em diferentes plataformas. Um Atelier Multimídia que cria e fomenta conteúdo e contribui para o acesso à cultura e a arte, por meio de doações que chegam a mais de 16.000 livros.