Campanha visa qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas

Dirigida aos estudantes, professores e público em geral, a campanha do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), junto ao CAU/SP, trata da qualidade do ensino nos atuais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado

 

“Nós projetamos o futuro – Pela qualidade do ensino e formação na Arquitetura e Urbanismo”. Esta é a premissa central da campanha para conscientizar estudantes, professores e público em geral sobre o direito ao ensino superior de qualidade.

 

O novo profissional precisa deter um conjunto sistematizado de conhecimentos de arte, técnica e ciência, assim como as teorias e práticas de seu campo profissional. O exercício da Arquitetura e Urbanismo não pode ser origem de danos sociais e ambientais, gerando riscos à segurança, à integridade física, à saúde, ao patrimônio, ao meio ambiente natural e construído e ao bem-estar da coletividade”, discorre o CAU/SP.

 

A partir de ações nas redes sociais, podcasts, entre outros meios, além da ‘carta-aberta’, as entidades envolvidas pretendem fomentar o debate sobre pontos chave da formação em Arquitetura e Urbanismo. No hotsite é possível encontrar o conteúdo integral da carta aberta, além de mapa interativo com os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo, vídeos, textos e imagens.

 

Há anos, os integrantes do CAU e de outras entidades da área mantém o entendimento de que é impossível transmitir integralmente esse conhecimento numa relação professor/estudante à distância. E de que os múltiplos espaços da modalidade presencial são essenciais para um processo de formação pessoal e posteriormente profissional”, prosseguiu a entidade paulista.

 

A iniciativa é do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP (CEAU-CAU/SP), da qual fazem parte, além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP), a Federação Nacional de estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP).

 

Confira na íntegra a Carta-aberta do CEAU/CAU/SP – 2022:

Nós projetamos o futuro – Pela qualidade do Ensino e Formação na Arquitetura e Urbanismo

A pandemia explicitou a situação dramática da sociedade nas cidades brasileiras, em comunidades da periferia, em casas mais humildes e nas ruas de grandes e médias cidades. Em relação à formação em Arquitetura e Urbanismo, o desafio para a introdução do ensino não presencial deixou à mostra não apenas a inviabilidade desse sistema, ainda que temporário, mas também somou-se a uma série de problemas que já vinham se acumulando nos cursos que formam nossos futuros profissionais.

Nesse contexto, o Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo CEAU – do qual fazem parte as seguintes entidades: a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), a Associação brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) -, num esforço conjunto de intensificar a discussão acerca da importância da atuação do profissional arquiteto e urbanista e da sua formação, lança a Campanha de valorização que visa a ampla mobilização dos profissionais, das instituições de ensino, de estudantes e da sociedade.

Lembramos que a Carta do Rio de Janeiro, elaborada no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), da qual somos signatários, enfatiza que a “educação é fundamental para a formação dos profissionais que produzirão as cidades do futuro”. Nesse sentido, é estratégico enfrentarmos o processo contínuo de precarização do ensino superior, com a retração do setor público e dos cortes orçamentários, que apresenta uma redução significativa do número de vagas ofertadas pelas IES públicas, que responde hoje por apenas 6% das vagas no Estado de São Paulo.

É urgente a ressignificação da função pública e social do arquiteto e urbanista em nosso país – devemos estar preparados para um ciclo de reconstrução nacional –, o que pressupõe a realização de uma ampla mobilização pela qualidade e o sentido da formação das gerações futuras de arquitetos e urbanistas. Isso passa por uma ação efetiva que enfrente a histórica insuficiência de infraestrutura adequada (laboratórios, bibliotecas qualificadas, maquetarias, canteiros experimentais), bem como a falta de atividades de campo e viagens de estudo, recorrente na maioria dos cursos.

Estes são problemas que se agravaram com os recursos remotos utilizados durante a pandemia, com consequências perversas para o corpo docente e discente. Assistimos, por exemplo, à redução drástica e unilateral da carga horária ou à dispensa em massa de professores, acarretando a ampliação desmesurada da relação do número de alunos por docente em sala de aula. Esse cenário de precarização das condições de ensino-aprendizagem se expressa na sobrecarga de trabalho e insegurança profissional dos docentes e, na perspectiva discente, manifesta-se na insuficiência das ações para promover equidade e qualidade de condições de acesso ao ensino. Os resultados desse quadro é a dificuldade de permanência nos cursos, com alta evasão, e o comprometimento definitivo do futuro profissional de futuros arquitetos e urbanistas.

Diante do contexto apresentado, houve a mobilização das entidades que compõem o CEAU CAU/SP para o lançamento da Campanha de Valorização da Formação do Arquiteto e Urbanista. Convidamos os profissionais arquitetos e urbanistas, os estudantes, as instituições de ensino e a sociedade civil a participar de forma colaborativa das ações da Campanha Nós projetamos o futuro, a fim de melhor o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e colaborar para a construção coletiva de agendas e ações práticas para nossas cidades e os espaços que habitamos e vivemos.

Acesse

www.causp.gov.br/nosprojetamosofuturo