Buenos Aires inaugura primeiro edifício de Norman Foster na América Latina

Trecho mais valorizado do Puerto Madero, em Buenos Aires, o Distrito Faena abriga o primeiro projeto concluído de Norman Foster na América Latina. Vizinho do Faena Hotel, desenhado por Philippe Starck, e do Faena Arts Center, criado por Mike McCormack, o prédio projetado pelo arquiteto inglês se chama Faena Aleph Residences.

Em um esforço que, de acordo com o memorial descritivo, pretende “alavancar a imagem da Argentina em nível global”, Foster desenhou um edifício de apartamentos que mescla interior e exterior com pátios de pé-direito duplo, painéis móveis e janelas de correr em bronze, que estimulam o aproveitamento da iluminação e ventilação natural.

De acordo com Alan Faena, o empresário por trás do empreendimento: “Faena District inspira-se em um desejo de redefinir o conceito de moradia, e foi concebido como uma obra de arte em constante transformação, um lugar único que oferece um estilo de vida alternativo – diferente, rico, estimulante. Queremos redefinir o modo como vivemos nas cidades ao combinar cultura, verde e arquitetura”.

Brandon Haw, sócio-sênior do escritrio de Norma Foster, complementa: “Aleph é um edifício que é resultado de seu lugar. Da casa tradicional de Buenos Aires, que tira vantagem do clima local combinando a vida dentro e fora da construção, até o legado industrial de Puerto Madero, a obra cria um ambiente novo e agradável”.

Veja o site do Faena District: www.faenaproperties.com