O Grupo Safra, controlado pelo bilionário brasileiro Joseph Safra, acaba de comprar o emblemático edifício londrino “The Gherkin” (O Pepino, em tradução livre), projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster. A estimativa é de que o arranha-céu tenha sido vendido por mais de 700 milhões de libras, o equivalente a três bilhões de dólares.
Edifício de Foster surge em anúncio de disfunção erétil
Edifício Swiss Re – o pepino de Londres – recebe prêmio ao completar dez anos
Localizado no centro financeiro da capital inglesa, o prédio comercial possui uma volumetria cilíndrica, oferecendo melhor resistência às cargas de vento e formando poços que direcionam a luz solar e as correntes de ar igualmente para os escritórios.
Com 180 metros de altura, o edifício é revestido por uma cortina de vidro duplo, estruturada por uma malha triangular de aço de alta resistência, que possui micro-perfurações a fim de maximizar a ventilação natural.
“Embora construído há apenas 10 anos, o arranha-céu já é um ícone de Londres, com exelente potencial de crescimento de valor. Pretendemos tornar o edifício ainda melhor e mais desejável por meio de uma postura ativa de propriedade e melhorias que beneficiarão os inquilinos”, afirmou o Grupo Safra em comunicado oficial.