Brasil e França juntos no Esquina da Arquitetura

A noite regada a vinhos e queijos homenageou o escritório franco-brasileiro Triptyque

Em sua segunda edição do ano, o já tradicional evento Esquina da Arquitetura, realizado nesta quinta-feira (6) no showroom da multinacional norte-americana de mobiliário corporativo Herman Miller, em São Paulo, reuniu arquitetos e profissionais do ramo.

Desta vez, o homenageado da noite foi o escritório franco-brasileiro Triptyque, destaque da seção Perfil da revista PROJETO 436, que traz um apanhado da trajetória conjunta de Carolina Bueno, brasileira, e dos franceses Guillaume Sibaud, Grégory Bousquet e Olivier Raffaëlli.

GALERIA 1 – VEJA MAIS NO FINAL DA MATÉRIA (Fotos: Fábia Mercadante)

“É muito emocionante rever um pouquinho da nossa trajetória, porque a gente sempre está pensando no futuro, nunca olha para trás. E, ao final da matéria, mostrar um projeto ainda em desenvolvimento [o masterplan de um complexo multiúso em Hunningue, França] reforça justamente essa visão do antes, agora e depois”, comenta Greg, brincando que ler a matéria provocou “até um pouco de lágrimas”.

Já Carol descreve o sentimento da homenagem como “uma delícia” e afirma: “É tão bom poder parar e pensar nesses 17 anos, um monte de coisa aconteceu. E foram 17 anos com emoção, no sentido de muitas novidades, uma trajetória de descobertas, chegada ao Brasil…”.

Para Gui, participar de entrevistas é oportunidade para relembrar momentos. “São ocasiões raras de religar as pontinhas, ver articulações que a gente não tinha percebido. Ajuda a pensar um pouco mais sobre o trabalho, a forma como ele é feito, as grandes fases”, ele avalia.

O arquiteto afirma ainda que este tipo de evento, reunindo profissionais em um meio competitivo, é muito positivo no país. “Existe aqui uma forma de pertencimento ao colegiado muito forte. No Brasil, mais do que na França, pois existe uma cultura do consenso e do diálogo maior, ao passo que as pessoas não brigam tanto”, conta. Nesse sentido, Greg completa: “somos todos concorrentes, mas também amigos”.

Olivier, o único sócio que não compareceu ao evento, está há dois anos de volta a Paris – onde os quatro se formaram pela Escola Superior Nacional de Arquitetura de Paris-La Seine – para participar dos trabalhos do escritório por lá.

Trazendo um pouco da cultura francesa ao evento, a noite foi regada a vinhos, queijos e outras iguarias da culinária do país, em um cardápio desenvolvido pelo chef e arquiteto Beto Pierro.

O Esquina da Arquitetura contou com o patrocínio das empresas Mohawk Group, Armstrong Ceilings, Brasilit, além do apoio da Atec Original Design e da Novo Ambiente.

GALERIA 2 (Fotos: Fábia Mercadante)