Bolha gigante de plástico funciona como banheiro na Alemanha

Não se trata de diferença cultural, afinal, assim como no Brasil, os banheiros na Alemanha costumam ser ambientes reservados, onde as pessoas procuram manter sua privacidade. E é justamente essa questão que este projeto pretende questionar.

Chamado “Bathroom Bubble” (banheiro bolha, em português), o protótipo foi criado pelos arquitetos do estúdio VDS e fará parte da exposição sobre inovação em banheiros da feira IHS, que acontece entre os dias 12 e 16 de março na cidade alemã de Frankfurt.

Idealizado pelo departamento de saneamento da Alemanha, com apoio do Messe Frankfurt, o protótipo circulará pelas principais feiras de construção do país, e pretende promover os benefícios de se construir banheiros móveis e temporários.

Feito com membrana plástica e estrutura que permite ligações com redes de água e esgoto, o Bathroom Bubble é parte da mostra Pop Up My Bathroom e pode ser montado e desmontando em locais tão distintos quanto uma floresta ou um galpão industrial.

Jens J. Wischmann, diretor do VDS, não explica como resolver a questão da privacidade, mas justifica: “acreditamos que o protótipo responde à necessidade dos consumidores por mais conforto e relaxamento, assim como por mais consciência ambiental e experiências sensoriais”.