Conjunto Habitacional Heliópolis, em São Paulo, por Biselli Katchborian Arquitetos Associados © Nelson Kon

Biselli Katchborian Arquitetos marca presença na mostra Together, em Veneza

O escritório brasileiro está entre os 30 participantes da exposição que reunirá projetos mundiais com o objetivo de refletir sobre formas de coexistência, dinâmicas coletivas e generosidade no meio urbano

A pergunta “How Will We Live Together?” (“Como viveremos juntos?”), proposta pelo arquiteto Hashim Sarkis, curador da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, inspirou arquitetos e participantes dos pavilhões do evento a apresentarem propostas e leituras acerca da problemática. Uma delas consiste na exposição ‘Together’ que, organizada pelo arquiteto italiano Daniele Lauria, reunirá projetos de importantes arquitetos, urbanistas e designers de diferentes países do mundo, com o objetivo de causar reflexões sobre formas de coexistência, dinâmicas coletivas e generosidade no meio urbano, sejam em espaços de uso público ou habitações sociais.

Dentre os 30 projetos participantes da exposição está a notável contribuição do escritório brasileiro Biselli Katchborian Arquitetos Associados, encabeçado por Mario Biselli e Artur Katchborian, com o projeto de habitação social SEHAB Heliópolis. O Conjunto é parte do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria de Habitação, na maior comunidade de São Paulo.

Pontos de destaque do projeto consistem na consideração de elementos integradores ao tecido urbano, privilegiando espaços públicos de interesse ao morador, e disposição de estruturas públicas para ganho de qualidade de vida, como ruas em melhores condições de circulação, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.

 

 

A inquietação de Sarkis foi encarada como um chamado à comunidade de arquitetos ‘a imaginar espaços que nos permitam viver juntos generosamente’, ambientes que sejam flexíveis para acolher maior diversidade de pessoas e que promovam pertencimento”, informa o descritivo.

 

A Mostra ‘Together’ ficará aberta para visitação entre os dias 14 de setembro e 21 de novembro de 2021, na famosa loja Olivetti, projetada por Carlo Scarpa, em Veneza. Para mais informações, basta acessar o site oficial fondoambiente.it.