BIG recuperará conjunto habitacional de 18 mil metros quadrados na Suíça

Os dinamarqueses venceram mais um concurso de arquitetura na Europa, desta vez em Basileia, onde serão responsáveis pela remodelação de um antigo conjunto habitacional, o Transitlager, erguido na década de 1960

Situada em Dreispitz, setor da cidade que está passando desde 2003 por um projeto de revitalização concebido pelo arquitetos do Herzog de Meuron, a edificação de concreto aparente tem 18 mil metros quadrados e ganhará mais 7 mil metros quadrados, divididos entre usos residencial, comercial e espaços voltados para a promoção das artes plásticas. 

Os espaços públicos do entorno serão recuperados a fim de facilitar o acesso ao novo Transitlager e de conectá-lo ao Jardim Botânico da cidade, que fica a poucos metros dali. 

A ideia do BIG é, a um custo reduzido, preservar a identidade brutalista da edificação antiga. Para isso, tanto a estrutura de concreto quanto a distribuição interna serão mantidas. Os acabamentos serão revitalizados e as instalações, recuperadas. 

“A sobreposição de duas estruturas complementares criará novos pátios e transforma a cobertura em um espaço semipúblico, com vista panorâmica para toda a região”, explica Bjarke Ingels, sócio-fundador do BIG. 

Veja mais: http://www.big.dk/