BH divulga vencedores do concurso para revitalização de baixios de viadutos

Espaços sob quatro das maiores pontes da cidade foram tema da competição, e deverão ser contemplados com a recuperação

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte acaba de divulgar os vencedores do “Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura para Requalificação Urbana de Baixios de Viaduto”. Com premiação de oito mil reais, os autores deverão aguardar para que sejam colocados em prática seus projetos requalificação do uso de áreas sob quatro viadutos da cidade.

O escritório paulistano Entre Arquitetos, em colaboração com o arquiteto Alecsander Gonçalves, teve trabalhos premiados em duas categorias. Para o Viaduto Silva Lobo, situado sob a avenida Amazonas, a solução se destacou pela implantação simples e manutenção de baixo custo, integrando equipamentos de esportes radicais, jogos, áreas de estar e um espaço destinado a atividades comerciais.

Marcado pelo uso de contêiners, o projeto para o Elevado Castelo Branco promove a ampliação significativa da área pedestres e de uso comum, articulando diversos serviços já prestados pelo município.

Já a proposta para o Viaduto Pedro Aguinaldo Fulgêncio tem autoria do arquiteto portoalegrense Cássio Orlandi Sauer e foi selecionada por melhor integrar os três baixios existentes na estrutura.

Do outro lado da cidade, o Viaduto Engenheiro Andrade Pinto ganhou um projeto, desenvolvido pela arquiteta Natalia Loureiro Parahyba, que propõe a integração do entorno imediato com condições estruturais para a permanência de uma atividade social já desempenhada no espaço, o itinerante “Projeto Escultórias”.

A prefeitura ainda não informou quando serão iniciadas as obras.

Confira os projetos vencedores na galeria.