Belas Artes e revista PROJETO promovem talks durante a High Design Expo

O espaço receberá uma série de conferências com a participação de grandes nomes da arquitetura e do design

 

Com mais de 80 marcas reunidas e eventos simultâneos, chega a São Paulo a primeira edição da High Design – Home & Office Expo, principal evento internacional de design de mobiliário do Design Weekend 2016, entre os dias 09 a 11 de agosto.

Além de mobiliários de alto padrão, exposições e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, a programação conta com palestras e debates que buscam o encontro profissionais inovadores do setor com os expositores e público da feira.

Com curadoria de Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO, o espaço Café Belas Artes receberá uma série de conversas com grandes expoentes da arquitetura e do design, no Brasil e no exterior.

Confira abaixo a programação completa:

 

– Dia 09 de agosto (terça-feira)

 

Sub Estúdio: Arqueologia Arquitetônica

As jovens arquitetas Renata Pedrosa e Isabel Nassif, fundadoras do escritório paulistano Sub Estúdio, falam sobre sua trajetória, o processo de criação e desenvolvimento de projetos emblemáticos, bem como do desenho de peças de mobiliário, cobogós, ladrilhos e iluminação. Denominado como “arqueologia arquitetônica”, o trabalho da dupla procura tornar aparente revestimentos e elementos perdidos com o tempo.

Horário 16h

 

Marton Estudio e D-Edge: Orelhões Falantes

A intervenção urbana, idealizada pelo designer e artista visual José Marton e realizada em conjunto com o clube noturno D-Edge e o Instituto Laramara, pretende sensibilizar os 2,8 milhões de deficientes visuais que vivem na cidade de São Paulo, além de conscientizar a população brasileira sobre o assunto. Na ocasião, Marton apresentará o projeto que foi desenvolvido como manifesto para a falta de semáforos sonoros na capital paulista. Serão espalhados em pontos estratégicos da cidade orelhões customizados, tendo alto-falantes instalados no lugar dos usuais telefones, que emitirão trilhas sonoras de diferentes estilos. A ação também conta com bikebeats, que farão um percurso pela cidade levando o som com toda a comunicação feita em Braille.

Horário 18h

 

– Dia 10 de agosto (quarta-feira)

 

Projeto ACRE, Made in Amazônia

Dividido em três blocos, os designers Marlucia Candida, Eugenia Chiara, Emmanuel Gallina, Bernardo Senna, Zoy Anastassalis e Ivo Pons – coodenadores do projeto – debaterão a identidade e sustentabilidade no desenho do mobiliário, como motor do desenvolvimento do Acre, seguido de um bate-papo. O talk abordará ainda sobre as inspirações, o processo criativo local e o design versus antropologia na identidade e desenvolvimento econômico visado no projeto para a região.

Horário 11h

 

MM18 Arquitetura: Escalas de 1:200 a 1:5

A dupla de arquitetos Mila Strauss e Marcos Caldeira, líderes do escritório paulistano MM18 Arquitetura, fundado em 2008, contará sobre sua trajetória desde os projetos de revitalização no bairro da Vila Leopoldina – que trouxe uma linguagem industrial ao desenho de suas obras –, à atuação cenográfica e de iluminação nos projetos de ressignificação de imóveis e intervenções no patrimônio histórico – como o Mirante 9 de Julho, o Cine Joia e o Lions Club. Na sua produção mais recente, o escritório também foi responsável por projetos corporativos de jovens empresas digitais, como o Uber e Airbnb.

Horário 16h

 

Guto Índio da Costa: Design na Arquitetura. E vice-versa

O premiado designer carioca Guto Índio da Costa fala sobre a ligação de seus projetos com a arquitetura e urbanismo. Durante a conversa, o designer traçará um panorama de trabalho que vai desde a atuação de seu escritório com seu pai, o arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa, em projetos arquitetônicos, urbanos, design e transporte; até as obras mais recentes, contratadas após a definição da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Horário 18h

 

– Dia 11 de agosto (quinta-feira)

 

Paulo Alves: Design como afeto

O arquiteto e designer paulista Paulo Alves traz ao público sua trajetória desde a infância no interior e sua formação profissional no escritório da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Durante a palestra, Alves conta ainda sobre a inspiração de sua obra nos fundamentos da marcenaria artesanal e nas características naturais e simbólicas da madeira. Ao utilizar a natureza como ferramenta de seu desenho, busca uma linha sustentável para suas peças, que vai além de bases como reflorestamento ou ecoeficiência, mas também na questão afetiva pela qual diz que “ao ter uma árvore por perto, todos se sentem bem”.

Horário 11hs

 

Francesca Alzati: O mundo aos seus pés

Arquiteta de formação, a italiana Francesca Alzati é a diretora artística e sócia-proprietária da by Kamy, assinando 70% dos tapetes da marca e coordenando as coleções, que são produzidos no Oriente, Europa, EUA e Brasil. A profissional contará um pouco sobre sua trajetória desde os estudos na Politécnica de Milão, passando por estágios com nomes como Ruy Ohtake, Oscar Niemeyer e Miguel Juliano, até a paixão pela tapeçaria. 

Horário 16hs

CAFÉ + TALKS BELAS ARTES NA HIGH DESIGN EXPO
Quando de 09/08 a 10/08; terça-feira, das 16h às 18h; quarta-feira, das 11h às 18h; quinta-feira, das 11h às 16h
Onde São Paulo Expo – STUDIO HIGH – Rodovia dos Bandeirantes, km 1,5 – São Paulo – SP
Quanto gratuito e somente para profissionais do setor (arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas, compradores internacionais e investidores)
Mais informações www.highdesignexpo.com