Baixe e-book gratuito “Arquitetas e arquiteturas na América Latina do século XX”

Disponibilizado pela Altamira Editorial, o livro realiza um levantamento acerca da atuação de arquitetas latino-americanas em campos de produção teórica e prática

Edifício Fosforera Venezolana, pela arquiteta Helene de Garay | 1990, Caracas, Venezuela (Foto: reprodução Fundación Arquitectura y Ciudad)

 

Na última sexta-feira (13/11), a Altamira Editorial tornou público e gratuito o acesso ao título “Arquitetas e arquiteturas na América Latina do século XX”, em sua versão digital. Redigido por Ana Gabriela Godinho Lima, o volume abarca uma série de produções do meio arquitetônico e urbano da América Latina, seja teórica ou prática, todas feitas exclusivamente por mulheres arquitetas, sobretudo deste setor do continente. Para baixar, basta o interessado acessar o site da editora.

O livro foi pela primeira vez publicado em 2014, como fruto da pesquisa acadêmica de Ana Gabriela apoiada pela MACKPESQUISA e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O resultado expõe a expressividade feminina no ramo da Arquitetura e Urbanismo desde as primeiras décadas do século XX – panorama que cresce vertiginosamente.

Arquitetas e Arquiteturas na América Latina do Século XX assume uma característica de trabalho pioneiro, ainda que muito modesto. Consistindo em uma conjunção de pequenas perspectivas históricas, é organizado em seis capítulos, construindo uma perspectiva da produção das arquitetas na América Latina ao longo do século XX. Por ter consistido em leitura fundamental para pesquisadoras e pesquisadores ligados ao projeto, acho que posso esperar que, ainda hoje, consista em referencial útil para os novos projetos de pesquisa que abordam as relações de gênero em arquitetura, e também em design. Esta, sem dúvida, a maior motivação para editá-lo sob esse formato, anos depois de sua conclusão”, pontua Ana Gabriela Godinho Lima.

 

Para download, acesse altamiraeditorial.com.br.