Baixe a nova edição do Manual Norma de Desempenho ProAcústica

Importante ferramenta de apoio aos que atuam em diferentes campos da acústica em edificações, o Manual apresenta, entre outros, parâmetros de desempenho exigidos pela norma ABNT NBR 15575 para instalações, equipamentos prediais, sistemas, metodologias de medição, e mais

Imagem: Cortesia ProAcústica

 

A ProAcústica lança a 4ª edição do Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, publicação que traz a atualização de acústica da norma ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho partes 1-3-4-5-6 e consolida em um único manual as edições anteriores de 2017: Norma de Desempenho e Classe de Ruído. Os dois manuais somados já são recordistas de impressão, totalizando 11.500 unidades e 22.280 downloads.

Importante ferramenta de apoio para profissionais que atuam em diferentes campos da acústica em edificações, o Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho apresenta, entre outros aspectos, as abrangências e os critérios de níveis de desempenho exigidos pela norma ABNT NBR 15575 para instalações, equipamentos prediais, sistemas hidrossanitários, pisos, vedações e coberturas das edificações. Além dos parâmetros acústicos de avaliação de desempenho, metodologias de medição, cálculo de isolamento acústico e recomendações aos novos requisitos.

Lançada em 2013, a NBR 15575 representou um dos mais importantes passos dados na história da cadeia produtiva da construção civil brasileira em prol da qualidade. Mesmo assim, os requisitos normativos são objeto de análise em todos os temas para melhoria e atualização constantes.

A última atualização foi publicada de forma consolidada em 29/09/21 pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil – CB-002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A proposta foi baseada em um documento inicial elaborado por um grupo de especialistas em acústica que contou com a participação da ProAcústica no âmbito GT Norma de Desempenho, por representantes das Universidades Federal de Santa Maria e Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).

A revisão, entre outras mudanças, estabeleceu a definição da classe de ruído para edifícios residenciais em função do cálculo do nível de pressão sonora, em decibel, incidente nas futuras fachadas de dormitórios. Antes o texto definia as classes de ruído 1, 2 e 3 conforme a localização da habitação e avaliação subjetiva de dos níveis ruídos no entorno.

Em relação ao antigo Manual, a versão NBR 15575:2021 – Acústica aumentou o número de páginas com dicas para projetistas, construtores e incorporadores com orientações sobre a importância de envolver especialistas em acústica nas fases iniciais, de concepção do projeto e estudo; verificar junto aos órgãos públicos a previsão de implantação de alterações nos sistemas de infraestrutura urbana do entorno; e solicitar avaliação e aprovação prévia do especialista em acústica em caso de alteração parcial ou total do projeto do sistema construtivo das fachadas.

As tabelas, notas, destaques em boxes e as descrições de requisitos, processos e sistemas por meio de listas, itens e marcadores compõem uma configuração tipográfica leve, objetiva e que privilegia o acesso à informação. Textos curtos e diretos são acompanhados de figuras que ajudam a compreensão dos conceitos técnicos.

A publicação conta com um visual dinâmico e uma diagramação que possibilita a consulta no dia a dia. As ilustrações em tons mais claros facilitam a leitura e as imagens contribuem para mostrar como devem funcionar para atender aos requisitos acústicos da norma.

Como teste de conhecimento, o último capítulo traz um conjunto de perguntas em formato de Quiz. A ideia é que o leitor responda as questões que se referem a mitos ou verdades, acompanhadas de gabarito – uma delas afirma que apartamentos em níveis mais altos são sempre menos expostos ao ruído externo, se comparados aos localizados em andares mais baixos, e assim por diante.

Nesta 4ª edição, o manual contou com o patrocínio das Empresas AssociadasAubicon; Bracústica; Bruel & Kjaer HBK; Echo Acústica; Ecophon Saint Gobain; Giner; GRM Acústica; Harmonia; Inovatech; Oterprem; Placo Saint Gobain; Sonex Saint Gobain.

 

Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2021 – Acústica
Páginas 48
Preço gratuito
Download via cadastro básico disponível no link