Plano de bairro em Beirute conquista prêmio máximo do urbanismo britânico

Uma das cidades mais dinâmicas do Oriente Médio, Beirute orgulha-se de sua influência europeia, tanto assim que a maior parte de seus recentes bairros planejados tem autoria de escritórios franceses e britânicos.

Um deles, o District//S, recebeu o prêmio máximo do concurso UK’s National Urban Design, mais importante láurea do urbanismo na Grã-Bretanha. Com autoria do estúdio Allies and Morrison Architects, a proposta é, de acordo com o júri, “uma resposta ao perfil histórico de Beirute, indo além das superficialidades ao refletir a natureza cultural e funcional da cidade”.

Com 42 mil emtros quadrados, o bairro localiza-se ao lado do centro histórico da capital libanesa e terá 22 edifícios, cada um deles com 109 apartamentos que variam de 150 a 600 metros quadrados de área construída.

O diferencial do projeto é a área térrea que oferece pouco espaço para automóveis, e muitas áreas de convivência para pedestres como calçadões, praças e pátios internos, todos inteiramente abertos como espaços públicos. Além disso, as construções valorizam características da arquitetura local, sobretudo os terraços, presentes em todas as unidades habitacionais.