Edifício gaúcho entre os finalistas do concurso Mies Crown Hall

Fundação Iberê Camargo, de Álvaro Siza, é um dos sete trabalhos que concorrem a 75 mil dólares em prêmios e bolsas de estudos no Illinois Institute Of Technology

Lançado em 2014, o Prêmio das Américas Mies Crown Hall (MCHAP) acaba de anunciar a lista com os sete projetos finalistas de sua primeira edição. Nesta última fase de seleção, os trabalhos foram escolhidos pela comissão internacional dentre 36 concorrentes previamente indicados, cinco deles brasileiros.

Apenas o programa da Fundação Iberê Camargo, desenvolvido pelo português Álvaro Siza e construído em Porto Alegre, representa o Brasil na competição.

Também disputam a etapa final os projetos sul-americanos Altamira Residential Building, de Rafael Iglesia, a Capilla del Retiro, do escritório Undurraga Deves Arquitectos e o Mestizo Restaurant, do chileno Smiljan Radic, ao lado dos norte-americanos 1111 Lincoln Road, do escritório Herzog & de Meuron, o Nelson-Atkins Museum of Art, do Steven Holl Architects, e a Seattle Central Library, dos holandeses do OMA.

Além do prêmio de 50 mil dólares para o projeto vencedor e 25 mil dólares para a categoria de arquitetura emergente, os dois escritórios ou arquitetos escolhidos receberão uma bolsa de pesquisa na instituição de ensino, durante um ano, quando poderão conduzir estudos sobre a temática “repensar a metrópole”.

Os ganhadores serão anunciado dia 22 de outubro, durante a conferência MCHAP, que acontece em Chicago.

Para mais informações e detalhes sobre os finalistas, acesse www.mchap.org

Confira os projetos na galeria.